No último domingo, dia 15 de janeiro, o Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou o programa Busca Ativa. Assim, Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, falou sobre a aplicação desse sistema no Bolsa Família. Além disso, o ministro também afirmou que o processo recebeu autorização do atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva.
Dessa maneira, o processo visa passar um “pente fino” nas famílias que recebem o Bolsa Família em 2023, ou seja, segundo o ministro, é uma forma de promover a atualização dos dados do programa. Bem como, oferecer de fato o benefício para quem precisa.
Por causa disso, muitas pessoas têm medo de que o seu benefício seja cancelado. Para saber mais sobre isso e como se prevenir, confira as informações a seguir.
Busca Ativa no Bolsa Família
Para realizar o processo de Busca Ativa, o Governo Federal entrou em contato com os Estados e Municípios. Dessa forma, através da parceria, será possível realizar também o repasse do dinheiro às famílias beneficiárias. Assim, a parceria se dará principalmente através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Mas, também contará com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
A partir disso, acredita-se que a atualização do cadastro das famílias poderá acontecer. Além disso, será possível mapear as famílias que não recebem o benefício, mas que estão na linha de pobreza.
É possível fugir da Busca Ativa?
Em primeiro lugar, a Busca Ativa foi criada após diversas denúncias sobre a irregularidade do benefício. Dessa forma, observou-se que muitas pessoas estavam recebendo o benefício após burlar as regras. Logo, a necessidade de averiguar a atual situação das famílias tornou-se necessária.
Portanto, as famílias que estão recebendo o Bolsa Família irregularmente, poderá ter o benefício cancelado. Além disso, durante os últimos anos, houve um crescimento explosivo de famílias unipessoais, ou seja, compostas por uma única pessoa, no Auxílio Brasil. Por exemplo, em 2021 o número de famílias unipessoais era de 2,2 milhões. Porém, no ano seguinte esse número foi para 5,3 milhões.
Logo, a resposta é que não há possibilidade de fugir do processo de Busca Ativa no Bolsa Família.
Como se prevenir da Busca Ativa?
Para manter o benefício basta seguir as regras do programa. Logo, é necessário que os dados da família estejam atualizados no CadÚnico. Além disso, seja sincero ao fornecer as informações e não minta sobre a renda e a quantidade de pessoas que moram com você.
Mantenha a presença das crianças e adolescentes na escola e atualize a caderneta de vacinação de todos da casa. A frequência escolar deverá ser mantida idealmente acima de 80% da carga horária. Quanto à vacinação, é necessário inclusive atualizar com a vacina de Covid-19. Por fim, lembre-se de manter o movimento da sua conta no Caixa Tem.
É possível que novas regras sejam exigidas, porém, é necessário aguardar pela nova regulamentação. Esta, terá publicação no próximo mês, isto é, em fevereiro. Por fim, o calendário para o saque do Bolsa Família já começou e é possível acessá-lo no site do governo.