O governo da Bahia fechou um acordo com a Ford para “recomprar” uma fábrica que pertence à companhia. De acordo com informações do canal “CNN Brasil”, o acordo para reversão da propriedade da fábrica de Camaçari para o estado seguirá legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado.
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Conforme as informações, esse acordo tem como foco simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, o que vai contribuir, de acordo com o governo do estado, para a geração de valor à região e à comunidade baiana.
Até o momento, não foi revelado o valor que companhia receberá do governo pela aquisição permitida na legislação de reversão. De todo modo, sabe-se que essa decisão acertada entre a direção da Ford e o governo da Bahia vai facilitar as negociações com a BYD, empresa chinesa que, há mais de um ano, negocia a compra das instalações.
Segundo as informações, por conta de entraves burocráticos e técnicos entre as duas partes, não foi possível fechar o negócio. Agora, o governo da Bahia vai ser quem negociará diretamente com a BYD, que anunciou recentemente investimentos de R$ 3 bilhões em três fábricas no estado, uma de automóveis, uma de caminhões e chassi de ônibus, e uma terceira de processamento de lítio.
A BYD também aguarda decisões sobre incentivos fiscais que serão herdados da Ford no regime especial para montadoras do Nordeste, cujo vencimento está previsto para 2025. Atualmente, existe um movimento envolvendo empresas, governos e parlamentares, que tentam prorrogar esses benefícios até 2032. Isso, por meio de um acréscimo no texto da Reforma Tributária – a única beneficiada atualmente é a Stellantis, com fábrica da marca Jeep em Pernambuco.
No mês passado, na Câmara dos Deputados, o adendo foi retirado do texto por um voto de diferença. Agora, o assunto será votado novamente, mas no Senado, após um pedido feito pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Nesse adendo, inclui-se a extensão do regime especial para o Centro Oeste, onde estão as fábricas da Caoa/Chery e da HPE/Mitsubishi.
Neste sábado, a BYD divulgou uma nota afirmando que continua com o objetivo de investir na unidade industrial de Camaçari, mantendo as negociações necessárias com o governo da Bahia, sem citar diretamente o acordo de venda das instalações da Ford para o Estado.
Ainda neste comunicado, a empresa diz que pretende produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano. Conforme a empresa, uma outra planta fará caminhões elétricos e chassis para ônibus, com possibilidade de abastecer o mercado das regiões Norte e Nordeste. Por outro lado, a terceira vai se dedicar ao processamento de células de lítio e ferro fosfato, com a expectativa de geração de 5 mil empregos.
“O novo complexo da BYD será um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, seja na área de peças técnicas ou de serviços. A empresa pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais”, cita a nota, finalizando que “a produção nacional vai permitir preços mais competitivos e a possibilidade de um povo apaixonado por carros ter acesso a um sonho de consumo da era moderna: um elétrico na garagem”.
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