Um caso peculiar foi revelado nesta terça-feira (12) pelo portal “UOL”: o governo promoveu a inauguração do Complexo Esportivo Badminton em Teresina, no Piauí. O problema é que o local, que funciona como um centro de treinamento, foi aberto em 2017. Isso, ainda durante o governo Michel Temer (MBD). Ainda conforme a matéria, o local está em pleno funcionamento, sendo que as obras mais recentes foram feitas em 2019.
O centro de treinamento fez parte do pacote chamado de “legado” da Olimpíada do Rio, em 2016. No ano seguinte da Olimpíada, mesmo com as obras inacabadas, o local já estava funcionando e até mesmo recebendo competições, como o Campeonato Brasileiro – na ocasião, atletas chegaram a desmaiar de calor.
Isso porque, normalmente, ginásios de badminton são lacrados para não haver influência de vento na peteca. Por conta disso, o espaço foi fechado, mas sem que fossem instalados climatizadores. Devido às reclamações públicas dos atletas, o caso foi solucionado e um sistema de ar condicionado foi instalado no final de 2019.
Conforme mostra o “UOL”, o próprio governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda em 2019, já dava as obras do centro de treinamento terminadas. “Temos uma área só para nutrição e outra para fisioterapia, com todos os equipamentos necessários para atender os atletas”, dizia um vídeo na época.
“A gente também tem um espaço que consegue hospedar ao mesmo tempo 12 atletas, com máquina de lavar roupa, refeitório e cozinha. Incluímos também a sala de administração, de transmissão de jogos, de arbitragem, uma academia e uma área de análise de vídeo”, completava a gravação do governo sobre o local.
Apesar disso, no último sábado (09), o governo promoveu um evento intitulando o ato como a “entrega oficial” do CT. No local, estavam o novo ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, que substituiu o baiano João Roma, que será candidato a governador e deixou o cargo, e o ministro Ciro Nogueira, que é do estado.
“O badminton é um caso de sucesso no Piauí, principalmente por não ser um esporte tradicional no Brasil. Foi muito feliz a decisão de fazer esse complexo aqui”, disse Ciro Nogueira durante o evento. De acordo com o “UOL”, o governo ainda não se pronunciou sobre o evento de inauguração realizado cinco anos após as atividades no local começarem.
Leia também: Deputados querem investigação sobe compra de Viagra pelas Forças Armadas