O Governo Federal comemorou muito a aprovação da PEC Emergencial no Congresso. O texto passou sem maiores dificuldades. Agora eles irão forcar no anúncio do novo programa. O Planalto quer preparar um grande evento para isso.
De acordo com informações de bastidores, esse evento irá acontecer no próprio Palácio do Planalto. No evento, o Presidente Jair Bolsonaro seria o principal líder. Mas outros nomes deveriam aparecer também.
É o caso, por exemplo, do Ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele foi o nome que bateu o pé pela aprovação da PEC Emergencial antes da edição da MP do Auxílio Emergencial. Além dele, o Ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos-BA), também estaria por lá.
A ideia também é chamar os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL) para o evento. É que eles trabalharam pela aprovação da PEC nas suas respectivas casas. Então eles também apareceriam na foto oficial.
Não se sabe ainda quando seria esse evento em questão. A ideia inicial é que ele aconteça daqui a duas semanas. Mas ainda não há uma certeza sobre isso. O Governo considera que vai promulgar o texto da PEC Emergencial já na próxima semana.
Evento para o auxílio
Analistas políticos acreditam que o Auxílio Emergencial pode elevar a popularidade do Presidente Jair Bolsonaro. E aparentemente o Planalto concorda com esses analistas. O Governo quer fazer o evento justamente para mostrar que foi o Governo Federal que fez o novo auxílio.
Mas o fato é que vários governadores e prefeitos já criaram o auxílio próprio esse ano antes mesmo do Governo Federal. Em Belém, por exemplo, o auxílio base é de R$450. Isso, aliás, já é mais do que o valor máximo do novo auxílio do Governo Federal.
Leia Mais: Planalto não descarta pagar mais parcelas do Auxílio Emergencial