Notícias circulam nas redes sociais informando que o FGTS deve acabar nos próximos 4 anos. Isso porque, em tese, o atual governo tem o desejo de acabar com as contas do fundo de garantia. Contudo, a notícia é incompleta. Isso porque o atual governo não tem o desejo de extinguir as contas, mas sim uma modalidade de resgate.
Dessa forma, hoje vamos entender o que vai acabar no FGTS, além de mostrar o que fazer com o seu dinheiro do fundo de garantia. Vale lembrar que o atual governo ainda não executou nenhum movimento real e que todas as menções são de ideias do atual governo.
Modalidade de saque vai acabar
Em janeiro, o portal O Globo afirmou que o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, teria o desejo de acabar com o saque-aniversário. A ideia do novo ministro era apresentar a proposta a Lula nos primeiros meses de governo. Com isso, muitas pessoas ficariam prejudicadas, enquanto haveria o fim de muitas linhas de crédito de juros baixos no Brasil. Até agora, o término da modalidade não teve ações práticas do governo.
O saque-aniversário do FGTS foi criado, através de uma lei, em 2019. E, ao contrário do que se pensa, a medida ganhou o gosto de brasileiros. Segundo a Caixa, R$12,7 bilhões foram sacados em 2022 pela modalidade. Em 2021, o valor foi levemente maior, R$12,9 bilhões. Apesar disso, especialistas dizem que o trabalhador não deve usar o valor para os gastos do dia a dia. Além disso, o saque não deve substituir um bom planejamento financeiro.
Para os apoiadores da medida, a principal coisa a se levar em conta é o endividamento das famílias. Isso porque o saque-aniversário impede o uso efetivo do FGTS nos momentos para os quais o fundo, de fato, se destina: casos de demissão e aposentadoria. Já quem critica a ideia diz que o fato de bloquear o dinheiro dos trabalhadores é errado e, por isso, deveria haver meios de sacar o fundo a qualquer momento.
Anúncio recente do saque do FGTS assustou
Recentemente, anúncios sobre o saque-aniversário assustaram. Contudo, a notícia é a de que os nascidos em maio poderão solicitar a retirada do valor durante este mês, mas podem sacar a quantia, de fato, até 31 de julho. A modalidade do saque-aniversário permite que o brasileiro pegue os valores do FGTS uma vez ao ano e, com ele, utilize como bem entender. Além disso, o valor segue disponível para saque para os nascidos em março e abril que fizeram a solicitação dentro dos respectivos prazos.
Contudo, especialistas afirmam que é arriscado pegar o valor do FGTS, principalmente para quem trabalha com carteira assinada. Isso porque, ao aderir a modalidade, o trabalhador perde o direito de sacar o valor integral em caso de demissão da empresa onde atua hoje em dia.
Por conta das regras rígidas para os trabalhadores, o atual governo quer acabar com o saque-aniversário do FGTS e já deu diversas indicações de que isso pode acontecer ainda neste ano. Contudo, as discussões, que estavam acaloradas, saíram do cenário político, dando espaço a outros assuntos.