O governo Lula poderá criar um auxílio inédito no Brasil. Na verdade, a equipe do presidente eleito está avaliando o Orçamento da União. O objetivo é dar vida a um projeto que visa ajudar as pessoas que vivem na rua no país.
A ideia teria sido proposta pela futura primeira-dama, Janja Silva. Em resumo, ela teria pedido que houvesse um “olhar especial” do grupo de transição responsável pela questão dos Direitos Humanos às pessoas em situação de rua, que sofrem com a vulnerabilidade social.
A saber, a ex-ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário (PT-RS), que faz parte do grupo de trabalho responsável pelo tema, recebeu o pedido de Janja Silva. Por isso, ela e a equipe vem avaliando a possibilidade de criar políticas públicas para as pessoas que vivem na rua.
“O atendimento às pessoas mais vulneráveis, sobretudo à população em situação de rua, e às crianças brasileiras são as preocupações que o presidente Lula carrega de forma muito direta. Nossa futura primeira-dama conversou comigo sobre esses dois aspectos e me deu esse recado”, disse Maria do Rosário em entrevista publicada no jornal O Globo.
Manifestantes voltam a fazer bloqueios em rodovias do país
Programa ainda não passa de uma ideia
Embora as informações sejam bastante positivas, o programa ainda não passa de uma ideia. Em outras palavras, não há corpo, desenho ou mesmo um texto sobre o tema.
Além disso, o grupo de transição responsável pelo tema não sabe se haverá a possibilidade de pagar um auxílio para os moradores de rua. Outra opção seria realizar um projeto direcionado a esse público.
Vale destacar que há muitas dificuldades sobre a aprovação ou criação de qualquer auxílio pelo governo Lula. De acordo com a equipe do presidente eleito, há um suposto apagão de dados sobre os Conselhos Federais voltados para a população de rua. Por isso que há muitos desafios para conseguir analisar informações do atual governo.
“Há a preocupação de que a comissão se dedique a todos os temas, mas que tenha uma atenção especial à infância brasileira e às famílias com crianças que estão vivendo nas ruas”, informou Maria do Rosário. A saber, ela é um forte nome para assumir novamente o Ministério dos Direitos Humanos. Ainda não há confirmação oficial sobre isso.
Leia também: Copa do Mundo: brasileiros pretendem gastar R$ 211,21