O Governo Lula muda alíquotas de combustível, e por isso, nós viemos trazer mais informações sobre esse assunto para você.
Nos últimos dias, muito se tem ouvido falar sobre a cobrança de impostos sobre os combustíveis, que até então, estavam zerados. Com o anúncio recente do Governo Lula de que a cobrança dos impostos irão retornar, muitas dúvidas e questionamentos surgiram entre os cidadãos brasileiros, e por isso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse tema para que essas dúvidas sejam esclarecidas, e você possa entender melhor como irá funcionar as alíquotas dos combustíveis a partir de agora.
Por este motivo, vale a pena continuar a leitura até o final, para obter todos os conhecimentos necessários sobre a nova maneira de cobrar impostos dos combustíveis.
DETRAN divulga os nomes dos motoristas com a CNH SUSPENSA; veja se você está na lista
Governo Lula muda as alíquotas de combustível, saiba mais
Como todos sabem, a corrida presidencial que ocorreu no ano passado, trouxe algumas mudanças para os brasileiros. Assim, em meados de 2022, o então candidato e Presidente da República, Jair Bolsonaro do PL, zerou a cobrança dos impostos dos combustíveis até dezembro. E com isso, todos os combustíveis ficaram mais baratos nos postos de gasolina.
Como forma de conseguir mais votos e ganhar as eleições, Luiz Inácio Lula da Silva fez uma promessa de campanha que manteria o decreto. Já quando tomou posse, no início de 2023, ele prorrogou a decisão de manter a exoneração até o fim de fevereiro, ou seja, por mais dois meses, com isso, os combustíveis voltam a ficar mais caros, já que os dois meses de exoneração acabaram.
Desoneração dos combustíveis
O ministro da economia, Fernando Haddad do PT, sempre defendeu a volta dos tributos dos combustíveis, no entanto, os assessores de Lula temem que sua popularidade diminua, devido ao aumento do preço dos combustíveis, e por este motivo, uma medida que visa desonerar os cidadãos brasileiros dos altos custos tributários impostos sobre os combustíveis, está sendo estudada pelo Ministério da Fazenda juntamente com a Petrobrás, e se aprovada, os impostos serão cobrados de forma diferente entre os tipos de combustíveis, para não pesar muito no bolso de quem depende dele para conseguir o sustento da família.
Mutirão de renegociação de dívidas começou, limpe seu nome! Veja como
Como irá funcionar a cobrança de impostos dos combustíveis agora?
Com o fim do decreto da isenção dos impostos dos combustíveis, todos os postos devem aumentar os preços. Afinal, a expectativa é que os preços dos combustíveis fósseis tornem a subir novamente aos impostos devidos a esses produtos.
Assim, a expectativa é de que a partir do dia 1º de março, que é quando a validade da prorrogação chega ao fim, os preços voltem a subir.
Dessa forma, o preço da gasolina pode subir até R$0,69 a cada litro. Enquanto isso, a previsão é de que o etanol tenha um acréscimo de R$0,24 a cada litro.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as mudanças feitas pelo Governo Lula nas alíquotas de combustível, é só se preparar para não ter surpresas desagradáveis na hora que for abastecer seu veículo!