Atenção, pois o governo federal confirmou uma informação importante! Assim, uma iniciativa de emergência será aplicada no pagamento do Bolsa Família de outubro.
A saber, os beneficiários do programa social poderão ter acesso ao benefício logo no primeiro dia de pagamentos. Em outras palavras, eles poderão receber nesta quarta-feira (18), independente do dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Como faço para sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico?
Pagamento do Bolsa Família antecipado
Cabe ressaltar que terão o pagamento antecipado do Bolsa Família um total de 98 municípios do Rio Grande do Sul em situação de calamidade reconhecida pelo Governo Federal.
Da mesma maneira, serão antecipados os pagamentos para 55 municípios do Amazonas, além de 160 municípios de Santa Catarina em situação de calamidade.
Ainda mais, diante de uma situação de emergência ou calamidade pública reconhecida, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), adota uma série de medidas para atender a população afetada, entre elas:
- Unificar o calendário de pagamento do Bolsa Família, que em outubro tem início nesta quarta-feira (18);
- Antecipar uma parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que corresponde a um salário mínimo, e caso o beneficiário solicite, antecipar outra parcela, que podem ser reembolsadas em até 36 meses, sem juros ou encargos;
- Repassar recursos extraordinários para a rede de assistência social, que realiza o serviço de apoio e proteção à população com a oferta de alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais, conforme as necessidades detectadas;
- Enviar cestas de alimentos.
Acesso ao benefício
Para municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, o MDS adota medidas especiais com o objetivo de garantir que as famílias atendidas pelo programa social possam sacar os benefícios.
Em suma, as ações iniciais são válidas por dois meses e incluem a liberação do pagamento do Bolsa Família para todas as famílias beneficiárias do município afetado logo no primeiro dia do calendário.
Outra medida é a autorização para saque sem cartão e sem uso de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.
Veja ainda: Secretaria de Educação distribuirá leite para mais de 160 mil alunos
Calendário do Bolsa Família de outubro
Acompanhe a programação do pagamento do Bolsa Família que está prestes a começar:
- NIS de final 1 – 18 de outubro;
- NIS de final 2 – 19 de outubro;
- NIS de final 3 – 20 de outubro;
- NIS de final 4 – 23 de outubro;
- NIS de final 5 – 24 de outubro;
- NIS de final 6 – 25 de outubro;
- NIS de final 7 – 26 de outubro;
- NIS de final 8 – 27 de outubro;
- NIS de final 9 – 30 de outubro;
- NIS de final 0 – 31 de outubro.
Leia também: Governo anuncia orçamento de R$ 250 MILHÕES para programa nacional; veja detalhes