O governador da Bahia, Rui Costa (PT) pediu e o governo federal negou a autorização de que a Argentina enviasse uma ajuda humanitária às cidades afetadas pelas chuvas no estado. A negativa foi feita nesta quarta-feira (29) por meio do Ministério das Relações Exteriores.
Rui Costa enviou o pedido para que a ajuda pudesse chegar ao estado também nesta quarta. Ele revelou o fato em suas redes sociais. Na ocasião, além de dizer que o estado vai superar o momento trágico ocasionado pelas seguidas chuvas, o político agradeceu a Argentina.
“Com a união de esforços, vamos superar este difícil momento. Agora, a missão argentina aguarda a autorização do Ministério das Relações Exteriores para que possam vir à Bahia. Agradeço aos argentinos e peço ao Governo Federal celeridade na autorização para a missão estrangeira”, escreveu.
Na noite desta quarta, o portal “G1” divulgou o documento elaborado pelo Ministério das Relações Exteriores. No texto, que foi enviado para a embaixada da Argentina, o governo federal, além de dispensar a ajuda do país vizinho, afirmou que os recursos tanto de pessoas quanto financeiro já são suficientes para enfrentar a crise no estado baiano.
“Na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”, diz um trecho do documento.
Chuvas na Bahia
Ao todo, conforme a Defesa Civil da Bahia em comunicado publicado nesta quarta, já são 24 pessoas mortas por conta do desastre natural que atingiu a região.
Hoje, 136 municípios estão em situação de calamidade por conta da força da água, o que representa 32% das cidades baianas. Além disso, a Defesa Civil também relatou que já são mais de 629 mil afetados pelas chuvas e 96 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. Outras 437 pessoas ficaram feridas.
Leia também: Alvo de críticas, Bolsonaro posta vídeo de helicóptero com mantimentos destinados à Bahia