O Governo Federal entregou uma estação do Roda Bem Caminhoneiro na cidade baiana de Luís Eduardo Magalhães, nesta quinta-feira (3).
A saber, a ação oferece assessoramento técnico, cursos de qualificação, escritórios-contêineres equipados com depósito, escritório e lavabo, além de reservatório de óleo diesel com a primeira carga de 15 mil litros de combustível para alavancar o capital de giro das cooperativas.
O investimento total do Governo Federal no projeto chega a R$ 18 milhões.
Roda Bem Caminhoneiro
Na entrega no interior da Bahia, o ministro da Cidadania, João Roma, destacou a importância do projeto para a autonomia dos caminhoneiros.
“Estamos concretizando esse projeto, aqui em Luís Eduardo Magalhães, que é o início de uma caminhada transformadora para todos os transportadores autônomos. Ele abre um horizonte em todas as searas, não apenas em condições de trabalho, mas também em melhoria de acesso a implementos com preços menores, em poder negociar cargas diretamente, sem fazer subcontratações, para criar cada vez mais autonomia na carreira de cada um”.
O Roda Bem Caminhoneiro tem como objetivo estruturar e fortalecer um sistema cooperativo nacional para os transportadores rodoviários autônomos em forma de rede, em parceria com as cooperativas selecionadas pelo projeto.
O Ministério da Cidadania já disponibilizou 15 instalações do tipo, beneficiando 68 cooperativas de transportadores autônomos. Em média, cada estação custa R$ 180 mil.
Preços competitivos
Produtos como pneus, lubrificantes e peças também poderão ser comprados a preços mais baixos, através de um aplicativo do projeto, que conta com uma central de compras digital.
Também integra a projeto o desenvolvimento de software e site, além de notebook, smartphone e ar condicionado.
As cooperativas ficam responsáveis pelas compras em larga escala, podendo vender aos caminhoneiros os produtos com preços mais competitivos.
“O que está por trás é um fundamento muito maior, conseguimos incentivar e estimular o cooperativismo entre os transportadores autônomos. Isso faz com que eles tenham outra perspectiva, possam ir muito mais longe, sem ficar na dependência de uma grande transportadora”, completou o ministro João Roma.
Confira as cidades que já receberam instalações do projeto:
- Campo Grande (MS);
- Canoas (RS);
- Castro (PR);
- Chapecó (RS);
- Dourados (MS);
- Ibirubá (RS);
- Itapoá (SC);
- Luis Eduardo Magalhães (BA);
- Luziânia (GO);
- Rio Verde (GO);
- Santo Antônio da Platina (PR);
- Serra (ES);
- Tapejara (RS);
- Vera (MT);
- Viana (ES).
Fonte: Diretoria de Comunicação do Ministério da Cidadania
Veja ainda: INSS segue o pagamento de aposentadorias com reajuste