O governo federal alcançou o número de 3 mil serviços totalmente digitalizados. Isso porque existe ao menos um caminho inteiramente online para que o cidadão realize as suas solicitações, possa acompanhar o andamento e tenha a devida resposta.
Sendo assim, podemos citar como principais exemplos de serviços digitalizados durante a pandemia, o auxílio emergencial e a prova de vida digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Além destes, outro destaque é o PIX, do Banco Central, que popularizou ainda mais essa política pública. Para quem não tem conhecimento, o PIX se trata de uma nova modalidade de pagamento criada pelo Banco Central, em vigência desde novembro de 2020.
O Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, defende a aceleração da digitalização dos serviços públicos: “No Estado brasileiro, transformação é tirar o papel, é fazer acontecer. Hoje, quase 70% de todos os 4,3 mil serviços do governo já são digitais. Nossa meta é atingir os 100% até o final de 2022, permitindo assim, que possamos entregar aos cidadãos serviços de forma cada vez mais rápida e totalmente segura”.
Programa Startup
Para acelerar ainda mais a transformação digital, em março deste ano foi lançado o programa Startup gov.br, que começa a apresentar os primeiros resultados.
O Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), do Ministério da Infraestrutura, por exemplo, é um serviço que beneficia a categoria dos caminhoneiros em todo o país e que começa a funcionar com a participação de equipes do programa.
Assim sendo, são times multidisciplinares com esforços focados nos projetos digitais de grande impacto no poder público, aplicando metodologias ágeis de trabalho e entregas mensuráveis.
Há equipes do Startup gov.br atuando nas mais diversas frentes, tais como a regularização fundiária, transportes, assistência social e educação, além da identificação digital, hoje realizada pelo aplicativo do Gov.br.
Portal Gov.br
Atualmente mais da metade da população brasileira já faz uso da plataforma do governo federal, o Gov.br, o que representa no momento, mais de 107 milhões de pessoas conforme os dados disponibilizados pelo governo. Em comparação, em janeiro de 2019, o número de usuários ativos era de 1,8 milhão.
“A transformação digital é hoje uma prioridade no governo federal e estamos avançando muito rapidamente. Estou certo de que o desafio ainda é gigante, pois o brasileiro espera e merece muito mais”, pondera Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, órgão central da transformação digital do governo.
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