O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, está investindo R$ 18 milhões no projeto Roda Bem Caminhoneiro. Ao todo, mais de 100 cooperativas serão beneficiadas em todo o Brasil.
Na sexta-feira (25), o ministro da Cidadania, João Roma, ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, inaugurou a unidade do projeto em Salto (SP).
Na ocasião, Roma também realizou a entrega simbólica do cartão do Auxílio Brasil a famílias contempladas pelo programa no município paulista.
Roda Bem Caminhoneiro
As ações do Roda Bem Caminhoneiro consistem em estruturar uma rede de pontos de abastecimento e escritórios-sede para as cooperativas.
As estações entregues pelo Governo Federal são compostas por escritórios containers, notebook, smartphone, ar condicionado, reservatório de óleo diesel com bomba de abastecimento e, ainda, 15 mil litros de combustível para cada cooperativa. O objetivo é reduzir custos com óleo diesel, lubrificantes, pneus e peças.
“É muito importante a gente saber que o Estado precisa, sim, estender uma rede de proteção para a população, e ir além disso, como estamos fazendo com o Roda Bem Caminhoneiro. Somos um país grandioso pelo valor do nosso povo. Vocês, caminhoneiros, fomentam o desenvolvimento, carregam parte do Brasil nas costas, fazem o abastecimento, trazem o progresso, viabilizam o prato que está na mesa das pessoas. Precisam ser tratados com respeito!”, destacou o ministro da Cidadania, João Roma, no evento de entrega da unidade.
Também no evento, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, falou sobre o impacto que o projeto está trazendo para os trabalhadores rodoviários autônomos.
“O cooperativismo é o caminho para gerar ganho em escala, competitividade e garantir o exercício do ofício do caminhoneiro. Por meio dele, o Governo Federal está garantindo que esse profissional que é essencial para o Brasil tenha plena condição de seguir inserido no mercado”, pontuou.
Por meio do projeto, as cooperativas começam recebendo assessoramento técnico, planos de viabilidade, planos de negócios e cursos de qualificação, para depois obterem a estrutura. Em Salto, mais de cem caminhoneiros serão beneficiados.
Além do município, no estado de São Paulo, o projeto cadastrou cooperativas nas cidades de Guarulhos, Santos, Suzano, São Paulo, São José dos Campos, Ourinhos, São Carlos, Itapeva, Cubatão, Bebedouro, São José dos Campos, Guararema, Agudos e Pindamonhangaba, totalizando 15 cooperativas e mais de dois mil caminhoneiros contemplados.
Auxílio Brasil
Além da unidade do Roda Bem Caminhoneiro, o ministro João Roma realizou a entrega simbólica do cartão Auxílio Brasil para uma família beneficiária do programa social.
Aliás, nesta terça-feira (29), os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de dígito final 8, recebem o repasse com o valor mínimo de R$ 400.
Fonte: Diretoria de Comunicação do Ministério da Cidadania
Confira ainda: Caixa Tem: Não consegue acesso ao novo crédito? Veja o primeiro passo a seguir