Mudanças podem acontecer nos próximos anos no setor aéreo brasileiro. Isso porque o governo do Rio de Janeiro quer limitar os pousos e decolagens no aeroporto Santos Dumont, voltando a incentivar o uso de outro aeroporto, o do Galeão. Segundo a agenda oficial, os governos estadual e municipal do Rio de Janeiro devem se reunir amanhã, 11, com a Secretaria de Aviação Civil (SAC).
Especialistas divergem em relação ao tema. A história do aeroporto Santos Dumont é extensa e especialistas alertam que os pousos e decolagens na pista exigem fiscalização constante, que geram, inclusive, incômodos a alguns passageiros.
Governo do Rio quer incentivar o aeroporto do Galeão
O governo do Rio de Janeiro quer incentivar o maior uso do aeroporto do Galeão em detrimento de uma menor demanda no aeroporto Santos Dumont, atualmente o maior do Estado em volume de passageiros. Segundo as estimativas dadas pelo governo do Estado, são 15,3 milhões de passageiros ao ano no aeroporto.
Na prática, a alta demanda “canibaliza” o funcionamento do aeroporto, segundo Nicola Miccione, secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro. “A prefeitura tem um estudo que aponta que o número de passageiros do Santos Dumont deveria ser limitado a 6 milhões para reativar o Galeão. E um estudo do Estado avalia entre 7,5 milhões e 8 milhões. Então, é um ajuste nessa faixa”, ele afirmou em entrevista ao O Globo. Além disso, a limitação poderia restringir os voos apenas para São Paulo e Minas Gerais. Com isso, viajar para outros estados seria apenas pelo aeroporto do Galeão.
Por conta de uma menor demanda no Santos Dumont, a medida incentivaria o uso do aeroporto do Galeão, que também fica em uma região central do Rio de Janeiro. Além disso, a ampliação do número de passageiros para mais de 15 milhões ao ano não foi acompanhada de melhorias estruturais e operacionais no aeroporto.
Santos Dumont exige cuidados
Especialistas em aviação civil são unânimes em afirmar que o aeroporto Santos Dumont exige cuidados maiores que outros aeroportos. Isso acontece por conta da extensão da pista, que limita o peso de carga e de passageiros nas aeronoves. Em todo o país, são recorrentes os casos de necessidade de retirar passageiros que voam para o aeroporto carioca.
Isso porque a pista do Santos Dumont é relativamente curta. Ao todo são 1.323 metros de comprimento por 42 metros de largura. Para se ter ideia, o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, tem uma extensão de 3.700 metros, quase 3 vezes maior. Aeroportos menos demandados que o do Rio de Janeiro também possuem pistas maiores. Em Porto Alegre, o aeroporto Salgado Filho tem extensão de 3.200 metros, aproximadamente.
Com a pista mais curta, os aviões que vão ao Santos Dumont precisam restringir o peso das aeronaves. Dessa forma, há maior limitação ao número de cargas e também ao número de passageiros. Ainda, diversas pessoas relatam que já foram retiradas das aeronaves por conta dessa restrição. Apesar disso, especialistas afirmam que a aviação no aeroporto é segura e relembram que não há incidentes graves envolvendo a pista nos últimos anos.