O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), disparou um alerta geral para aqueles que aguardam o pagamento do décimo terceiro do Bolsa Família.
A saber, de forma direta, a pasta sinaliza que o governo federal não retomará este repasse.
Vale destacar que a informação foi divulgada pela secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, durante a entrevista coletiva que marcou a retomada do Programa Bolsa Família.
VITÓRIA! Governo anuncia a volta do VALE GÁS EM DOBRO; veja quem recebe
Décimo Terceiro do Bolsa Família
Antes de tudo, cabe mencionar que a parcela extra foi paga apenas uma vez, em 2019, no primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Dessa forma, quando questionada se o governo iria retomar o pagamento do Décimo Terceiro do Bolsa Família, Letícia prontamente descartou a possibilidade.
“Na verdade, o décimo terceiro só foi pago em um ano. O Bolsa Família, conceitualmente, é um programa assistencial, de complemento à renda de trabalho. Conceitualmente, não se adequa à vinculação com o 13º salário”, explicou a secretária na ocasião.
“O programa, agora, tem um pagamento per capita muito superior ao que antes existia, ao Bolsa Família original e muito mais adequado e justo do que o que existia no Auxílio Brasil. Então, obviamente, não há previsão de pagamento de décimo terceiro porque o desenho proposto se adequa melhor às necessidades da população e ao desenho da proteção social não contributiva como complemento à renda do trabalho”, complementou Letícia.
Leia ainda: Por essa ninguém esperava! Liberação no CADASTRO ÚNICO pega os inscritos de surpresa
Adicionais estão confirmados
Apesar da triste notícia a respeito do Décimo Terceiro do Bolsa Família, o que deixou muitos brasileiros desanimados, temos uma ótima novidade.
Desse modo, é preciso ressaltar que o adicional de R$ 150 está garantido para o calendário de pagamentos de maio. Aliás, a rodada terá início já a partir do dia 18.
Em resumo, para quem não está familiarizado, a partir da rodada de março do programa de transferência de renda, o governo federal implementou um adicional para as famílias que possuem crianças de até 6 anos de idade entre os seus integrantes.
Além disso, já bateu o martelo, garantindo, a partir de junho, um novo adicional de R$ 50. Desta vez para aqueles com idade entre 7 e 18 anos, e também para as gestantes das famílias enquadradas no Bolsa Família.
Veja também: URGENTE! Migração de beneficiários provoca MANUTENÇÃO no sistema do BOLSA FAMÍLIA