Governo de Lula terá foco em obras e em habitação, com a finalidade de garantir moradias dignas para a população de baixa renda.
O Governo Lula prevê muitas movimentações para o próximo ano. Isso porque o petista já informou que irá focar nas prioridades do país, dentre elas estão as questões que envolvem as obras e habitações.
Esse tipo de ação já é algo visto em mandatos anteriores do petista, onde o desenvolvimento e o investimento em habitações possibilitaram diversas pessoas a terem acesso a financiamentos para conseguirem a casa própria.
Mas, para isso, Lula e sua equipe estão realizando reuniões junto ao Congresso, conversas que irão definir os próximos passos sobre essa questão.
Gastos previstos para o Governo Lula
De acordo com informações sobre as reuniões que estão ocorrendo do Governo Lula com o Congresso, a expectativa é que seja feito uma solicitação, para que liberem de R$ 25 a R$ 30 bilhões para os trabalhos relacionados às obras e às infraestruturas das habitações.
A ideia com esse investimento de gastos, é garantir que o orçamento dobre para o próximo ano, em 2023. Pois o principal objetivo do Governo do PT, é deixar sua marca na memória da população já nos primeiros meses de mandato.
Essa é uma estratégia que o Governo Lula vai adotar. Afinal, querem marcar a população, de forma positiva, logo de início.
Mas, apesar dos valores mencionados no começo do tópico, ainda não está nada definido. Para que algo seja aprovado, é preciso muitos debates sobre o orçamento, e sobre a forma como esse dinheiro será implementado nos programas de habitação.
Retorno do Programa Minha Casa Minha Vida
O programa Minha Casa Minha Vida é um projeto que surgiu durante o Governo de Lula no ano de 2009.
Através dele, muitas pessoas tiveram a oportunidade de conquistar o seu próprio espaço. O principal foco era garantir moradia para pessoas com baixa renda. Sem dúvida, foi algo que ajudou muito esse público.
Mas, apesar de o programa ter auxiliado diversos brasileiros, ele se encerrou em 2020. Pois, no Governo de Jair Bolsonaro, surgiu um novo projeto, o “Casa Verde e Amarela”.
Algumas pessoas não sabem as diferenças entre os dois programas, e o motivo pelo qual Lula pretende retornar com o seu projeto inicial.
Pois bem! O programa Minha Casa Minha Vida atendia às pessoas por faixas, sendo que a faixa inicial contemplava pessoas com renda a partir de 1,8 mil reais.
Já o programa Casa Verde Amarela, atende as pessoas por grupos, sendo o primeiro grupo com renda a partir de 2,4 mil reais.
As taxas também variam, mas o que se manteve entre os dois programas é o uso do FGTS para dar entrada na casa própria.
Muitas pessoas foram beneficiadas por esses programas. Contudo, as pessoas com renda mais baixa conseguiram ter acesso ao financiamento, principalmente, graças ao programa Minha Casa Minha Vida.
A notícia do retorno desse projeto para o ano de 2023, tem animado muitos brasileiros que visam conquistar o seu espaço.
Movimentação no setor de construção civil no Governo Lula
Com a retomada do programa Minha Casa Minha Vida, o Governo Lula tem como finalidade, reduzir o déficit habitacional que está ocorrendo atualmente pelo país, onde há uma grande parcela da população sem moradias dignas para viver.
Mas não é somente essa mudança irá ocorrer. Há também grandes expectativas de que o setor de construção civil comece a movimentar novamente e cresça, gerando novas oportunidades de empregos para os brasileiros, que estejam dispostos a fazer parte dessa movimentação em prol ao crescimento do país.
Dentro desse programa, Lula e sua equipe não irão apenas garantir novas moradias, mas trarão empregos e outras modalidades de habitação.
É o caso, por exemplo, da oportunidade de aluguéis sociais, uso de prédios que estão ociosos dentro dos centros das cidades, criar lotes urbanizados, enfim… promover novas maneiras de gerar renda aos brasileiros, e garantir acesso a oportunidades de trabalho.
Afinal de contas, é importante ressaltar que acesso a uma moradia digna, e que garanta a qualidade de vida dos moradores, é um direito de todos.
E um dever do Governo em promover essas possibilidades, para a população ter acesso às habitações dentro das suas localidades, com a implantação de programas como o Minha casa Minha Vida.