Termina neste sábado, 5, o prazo para o resgate das cotas do PIS/PASEP de milhares de trabalhadores. O valor, contudo, não se refere ao pagamento deste ano, mas sim de valores depositados há muito tempo. Isso porque o governo confiscou o valor dos cidadãos e deve utilizar o valor para pagar as contas públicas, conforme o publicado no início do ano.
Com isso, os trabalhadores precisam correr para resgatar o valor. Porém, vale lembrar que o cidadão que tiver o valor poderá solicita-lo posteriormente, mas de forma mais burocrática.
Fim do PIS/PASEP?
O Governo Federal não vai acabar com o PIS/PASEP. Na verdade, o que vai acontecer é o confisco dos valores pagos pelo governo há pelo menos 50 anos, quando milhares de pessoas receberam o valor das contas nas contas bancárias.
Segundo a Caixa, são mais de 10 milhões de trabalhadores que possuem o direito ao valor. Ao todo, são R$ 25,5 bilhões esperando o saque dos brasileiros. E a procura é baixa.
Isso porque o valor representa o pagamento do abono salarial de quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988. Vale lembrar que o dinheiro vale tanto para quem atuava na iniciativa privada, quanto no funcionalismo público. Além disso, o valor foi disponibilizado para os trabalhadores ainda em 2020, mas poucos fizeram o saque, de fato.
Agora, o governo confiscou os valores e usará o dinheiro para pagar as contas públicas. Com isso, o PIS/PASEP não ficará disponível para os trabalhadores da forma facilitada, como está hoje. Segundo a Caixa, foram 513 mil solicitações de resgate, totalizando R$ 745 milhões, um valor bem menor do que o valor que está parado atualmente.
Por isso, quem trabalhou com carteira assinada ou foi funcionário público nos anos mencionados acima precisa ficar atento ao passo a passo para efetuar o resgate ainda hoje, 5.
Como sacar o dinheiro?
O dinheiro ficou parado nas contas dos brasileiros por pelo menos 3 anos. Dessa forma, o passo a passo para efetuar o resgate é bastante simples, necessitando apenas de alguns toques na tela do celular para pegar o dinheiro do PIS/PASEP.
Para pedir o dinheiro de volta, basta entrar no aplicativo do FGTS e clicar na mensagem “você possui saque disponível”. Depois dessa mensagem, aparecerá uma mensagem de “solicitar o saque do PIS/PASEP”. Com isso, basta informar o necessário e decidir se deseja efetuar o saque presencialmente ou receber em alguma conta bancária.
Com o valor, especialistas sugerem o pagamento de dívidas atrasadas ou a composição de uma reserva de emergência. Isso porque o PIS/PASEP chegou de forma inesperada para muita gente e, com isso, é possível usar de forma consciente.