Quem estava pensando que os Estados Unidos iriam se aproximar da Venezuela quando Biden chegasse à presidência, se enganou. De acordo com a própria Casa Branca, Biden não quer nem falar com Nicolas Maduro.
Em entrevista nesta quarta-feira (3), o Porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Ned Price, explicou a situação. Ele disse que Biden vai seguir reconhecendo Juan Guaidó como o “presidente legítimo” da Venezuela.
“Maduro é um ditador. Sua repressão, corrupção e má gestão geraram uma das crises humanitárias mais assustadoras que este hemisfério já viu”, disse o Porta-voz. Ele disse ainda que quer que a Venezuela encontre uma “saída pacífica” para a sua situação.
Nesse sentido, ele disse que os Estados Unidos apoiam a realização de novas eleições na Venezuela. Disse ainda que essas eleições “precisam ser livres, justas e democráticas”. Ao contrário de Trump, não chegou a citar a possibilidade de invadir o país militarmente.
Há algumas semanas, Maduro disse que esperava ter um diálogo “mais aberto” com Joe Biden na Casa Branca. O líder da Venezuela viveu quatro anos de um pé de guerra contra o então Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Joe Biden x Nicolas Maduro
A relação de Biden com a Venezuela é algo que chama atenção dos norte-americanos desde a última campanha presidencial. Biden sempre afirmou que não manteria laços políticos com o comandante da Venezuela.
Seja como for, Donald Trump costumava usar isso contra o democrata. Ele dizia que Biden não seria duro o suficiente com Maduro. Seja como for, isso não foi suficiente para fazer com que o democrata perdesse as eleições.