A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a empresa TAV Brasil a iniciar o projeto de construção do trem-bala entre os estados do Rio e de São Paulo. O projeto não é novo e o “sonho” de ter esse meio de transporte é antigo. Isso porque a empresa que ganhou a autorização existe desde 2007. Contudo, o projeto ainda está longe de sair do papel.
Apesar disso, a história dos governos petistas com trens de alta velocidade não é recente. Em 2007, Lula criou a Etav, empresa estatal que seria responsável pela implementação do projeto. Agora, a TAV Brasil afirma que “pretende iniciar as operações com o trem de alta velocidade em junho de 2032“.
O que se sabe até agora sobre o trem-bala?
A empresa brasileira TAV Brasil ganhou a autorização para começar a fazer os projetos da instalação de uma linha de trem-bala entre os estados de Rio e São Paulo. Ainda não se sabe se os terminais serão nas duas capitais estaduais ou se serão em cidades próximas. Especialistas dizem que o projeto é complexo e envolve questões sociais, ambientais e econômicas.
A TAV Brasil, atualmente, é uma empresa estatal independente. Contudo, foi criada com outro nome, Etav. A sigla significa “Trens de Alva Velocidade” e tem como foco o estudo e a implementação dessa nova malha ferroviária no Brasil. Especialistas dizem que o Brasil tem um grande potencial em transportes sobre trilhos, mas que, historicamente, optou pelas rodovias, em especial com caminhões. Além disso, a instalação de um trem-bala é um sonho antigo dos governos petistas, dado que os boatos sobre o transporte de alta velocidade veiculam no país desde 2007.
Para financiar o projeto, a TAV Brasil lista que o BNDES e fundos de pensão podem ser os principais financiadores. Além disso, a empresa chegou a consultar bancos de desenvolvimento da China. Contudo, a empresa afirma que ainda não existem informações mais apuradas de como acontecerá o processo de financiamento da obra do trem-bala brasileiro. Atualmente, o projeto está estimado em R$ 50 bilhões.
CEO da TAV Brasil já tem nome
Além do anúncio de que a TAV Brasil já tem autorização para fazer o projeto, outra notícia importante também veio do governo. O nome do CEO da empresa já é conhecido: Bernardo Figueiredo. Ele participou da execução do primeiro projeto do trem-bala brasileiro, ainda em 2007.
Além disso, Figueiredo foi indicado à presidência da Etav em 2012, no governo de Dilma Rousseff. Contudo, o nome também traz à tona uma polêmica do governo de Dilma. Em 2012, ele ocuparia o cargo de diretor-geral da ANTT, mas teve o nome barrado pelo Senado, por 36 votos a 31.
Apesar de toda a história, a TAV Brasil foi fundada em 2021. O capital social da empresa é considerado baixo. Isso porque, atualmente, a empresa tem R$ 100 mil para financiar seu funcionamento. Contudo, especialistas dizem que o governo está disposto a ajudar no financiamento da obra do trem-bala. Segundo o cronograma, se as obras começarem ainda em 2023, o transporte de alta velocidade pode estar disponível em 2032 para os passageiros.