Os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Igualdade Racial (MIR) selaram parceria nesta segunda-feira (27), em prol do atendimento à população negra do Brasil, em especial às mulheres negras.
Wellington Dias e Anielle Franco, que comandam as pastas, celebraram o primeiro encontro, pensando no combate à fome e na criação de empregos.
“Fizemos uma agenda de trabalho que tem como foco mulheres negras, mas também toda a população negra, para garantir políticas inclusivas às mais diferentes áreas. De maneira especial, o foco na renda, em pessoas que possam ser atendidas pela busca ativa, e em garantir oportunidades de emprego e empreendedorismo”, destacou Wellington Dias.
Foco para as mulheres negras
Para a ministra Anielle Franco, a reunião foi extremamente importante para iniciar um longo caminho de parceria e ação concreta.
“A gente sabe que não vai conseguir resolver tudo de uma vez, mas precisamos agir de forma que possamos atender a comunidade negra e periférica do Brasil, que é quem mais tem sofrido com a fome”, disse.
A saber, a pasta da Igualdade Racial pretende contribuir nas formações de profissionais que atuam no Cadastro Único, na elaboração conjunta das políticas públicas de assistência social e nos órgãos como a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional.
“Cada vez mais vamos utilizar esses espaços para o combate à fome e todas as desigualdades que são atravessadas por gênero e raça”, completou a ministra.
Wellington Dias lembrou de uma reunião que teve com o Grupo Carrefour, na semana passada, onde as mulheres negras foram colocadas em evidência. A empresa pretende lançar um programa de geração de empregos e de capacitação para que elas possam assumir postos de liderança e empreender.
Veja também: CAIXA anuncia NOVA LIBERAÇÃO DO FGTS; veja quem pode resgatar até R$ 6.220
Busca ativa
Vale destacar que as duas pastas atuarão em conjunto para mapear as famílias e as mulheres que mais precisam de auxílio, por meio da busca ativa e da revisão do Cadastro Único.
“Que bom que estamos juntos na missão para somar e mudar a vida de tantas pessoas que confiam no nosso governo, no nosso trabalho”, acrescentou a ministra Anielle Franco.
A secretária Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, participou do encontro e reforçou a necessidade de ações que priorizem as mulheres negras como público mais afetado pela insegurança alimentar.
“Se quisermos, de fato, unir e reconstruir o Brasil, precisamos ter o olhar da igualdade racial, ou não colocaremos em prática esse lema do Governo Federal”, concluiu.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS
Leia ainda: URGENTE! Novo Bolsa Família vai sair NESTA SEMANA; veja detalhes