O Ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, confirmou na tarde desta quinta-feira (6). A Ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), ofereceu sua renúncia ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele também confirmou que Carneiro está ciente de sua iminente substituição nos próximos dias.
Inicialmente, Pimenta atribuiu o atraso na substituição no Ministério do Turismo à necessidade de aguardar a conclusão das votações de interesse do governo no Congresso Nacional. O governo está contando com a aprovação da reforma tributária — cuja votação estava agendada para quinta-feira — do projeto que prevê mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais e do novo regime fiscal.
Ele reforçou que, no momento, o foco do governo está em garantir o sucesso das votações em andamento no Congresso. Ou seja, eles deram a entender que postergarão qualquer mudança no ministério até que resolvam essas questões.
Ministro confirma renúncia de Daniela Carneiro
No entanto, o ministro Paulo Pimenta alterou sua versão inicial apenas duas horas após conversar com jornalistas no Palácio do Planalto. Ele admitiu que Daniela Carneiro, de fato, apresentou sua renúncia ao presidente Lula, e confirmou que anunciariam a mudança de liderança após uma reunião com os líderes do partido.
“Não tem carta [de demissão], mas a ministra já colocou o cargo à disposição. Na realidade, é só o anúncio de quem ficará no lugar dela que ocorrerá depois que as conversas forem concluídas, afirmou o ministro Pimenta. “ Ela já comunicou o presidente e ela já tem conhecimento que será indicado outro nome para ocupar a função que hoje ela tem”, acrescentou ele.
A declaração inicial do Palácio do Planalto foi mal recebida pelo partido União Brasil, que esperava que a substituição de Daniela Carneiro pelo deputado Celso Sabino (União-PA) fosse confirmada na quinta-feira. O partido interpretou a situação como se Carneiro já tivesse certamente saído, e consideraria um desrespeito ao partido qualquer potencial continuação dela no cargo.
Leia também: Ministério do Turismo: Saída de Daniela Carneiro deve ocorrer esta semana
União Brasil posterga votação da reforma tributária
Em resposta a esta situação, o governo teve que apresentar uma segunda declaração. Nesse sentido, para aliviar a insatisfação e sinalizar positivamente ao partido União Brasil, que ostenta a terceira maior bancada na Câmara, com 59 deputados. Pimenta esclareceu que, assim que concluíssem as discussões, eles fariam o anúncio da substituição.
Logo após o governo divulgar suas duas versões, a assessoria do presidente do União Brasil lançou um comunicado. Afirmando que, “considerando a importância para o país, bem como a complexidade” da reforma tributária. Porém, o partido “entende que não há condições de se votar o referido projeto antes de profunda análise junto aos parlamentares e à sociedade brasileira”. A votação estava agendada para ocorrer na quinta-feira.
Então, em nota declarou: “Portanto, a bancada defende que a votação do projeto ocorra no segundo semestre, propiciando o tempo necessário para melhor estudar e discutir esse tema relevante e complexo. Nosso compromisso é com o Brasil.”
A assessoria de Bivar divulgou a declaração, que 38 dos 59 deputados do União Brasil na Câmara assinaram. O deputado Celso Sabino, a quem prometeram a posição de ministro do Turismo de mesmo partido que Daniela Carneiro, é um dos signatários. A assessoria de Sabino, entretanto, não confirmou se ele assinou o documento.
Leia também: União Brasil almeja substituição do Ministério do Turismo