O sistema que armazena os dados de mais de 43,8 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único está mais seguro e eficiente.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tem investido na atualização dos equipamentos e tecnologias responsáveis pelo cruzamento de informações e por traçar os perfis socioeconômicos dos beneficiários dos 36 programas sociais que utilizam o registro.
Aliás, na sexta-feira (2), o ministro da pasta, Wellington Dias, fez uma visita às instalações do Datacenter do MDS, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), especialmente para conhecer o novo equipamento Teradata adquirido pela pasta, em um investimento de mais de R$ 31,17 milhões.
“Aqui compreendemos a importância desta instituição que é o cérebro e o coração do Brasil”, afirmou o ministro.
“O Serpro está armazenando com tecnologia de ponta, moderna, avançada e com alto grau de segurança, dados fundamentais para levar adiante, de forma eficiente, a assistência social no país”, prosseguiu.
Nova máquina para o Cadastro Único
Em parceria com o Serpro, foi instalada uma nova máquina, mais moderna e de alto desempenho, para o processamento de Bancos de Dados Analíticos.
Assim, o equipamento também trará maior segurança das informações dos beneficiários dos programas sociais do governo, além de garantir mais agilidade no cruzamento dos dados.
“Consideramos importante o espaço do Serpro para a assistência social, uma vez que temos todas as bases de dados de diversos órgãos federais e isto pode aprimorar a qualidade do Cadastro Único”, afirmou o diretor-presidente do Serpro, Alexandre Gonçalves.
“Todos os equipamentos e infraestrutura que suportam os dados do MDS, encontram-se no Serpro”, explicou.
Precisão
A saber, a etapa de modernização tecnológica permite ampliar a capacidade para estudos e projeções, com dados, planejamento, validação de condicionalidades, além da geração de informações gerenciais de forma muito mais rápida e com maior precisão.
“A integração do MDS com o Serpro vai modernizar o controle e acesso dos cidadãos aos programas sociais. Avançamos no que diz respeito a proporcionar mais qualidade de vida ao beneficiário. Estamos, cada vez mais, humanizando o atendimento ao cidadão por meio da tecnologia”, constatou o ministro Wellington Dias.
“A forma de nós colaborarmos é por meio da nossa tecnologia, deixar os dados do Cadastro Único mais precisos para levar maior assistência para o cidadão brasileiro”, finalizou Alexandre Gonçalves.
Vale mencionar que o prédio do Serpro em Brasília também será uma das sedes do G20 no Brasil, este ano. A entidade está atuando para implementar a solução de conectividade nos estados que receberão eventos interministeriais do grupo.
Investimento
“Com mais eficiência, temos menos fraudes em todas as políticas sociais, com isso, sobra dinheiro para atender a quem precisa e ainda não foi atendido e ainda com correção de pagamentos, pode sobrar dinheiro para ajudar no equilíbrio das contas”, concluiu Wellington Dias.
Em suma, as atualizações são fundamentais para atender da forma mais adequada a população em vulnerabilidade, aprimorando o acesso a 36 programas coordenados pelo Governo Federal – do Bolsa Família à Minha Casa, Minha Vida.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS