O Fórum dos Governadores do Brasil irá se reunir nesta quarta-feira para discutir mais sobre as distribuições da vacina ao combate da Covid 19. A divulgação da reunião ocorreu pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), nesta 2ª feira (15.fev.2021). Um dos assuntos abordados será a compra da Sputinik V e da Covaxin e mais uma sanção de 05 dias para que a Anvisa autorize uso emergencial de vacinas contra covid-19 que já tenham aprovação internacional.
Todos esperam que Arthur Lira e Rodrigo Pacheco convençam Bolsonaro para que as medidas sejam aprovadas o mais breve possível. Infelizmente, o mesmo se mostra contra as ações. O presidente tem até dia 1º de março para sancionar a MP e alterar regras dos textos.
Vacinas em falta
O Folha UOL publicou nesta segunda-feira (15) que o Bolsonaro afirmou ter um cheque de R$ 20 bilhões mas que o produto está em falta. Entretanto, já no ano de 2020 no mês de setembro, Bolsonaro afirmou que não iria comprar a CoronaVac. Acrescentou que a vacina deveria ser “comprovada cientificamente” pelo Ministério da Saúde e certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As compras demoraram a ocorrer, mesmo quando já haviam estoques para isso.
Leia mais: “Reclame com quem te obrigou a ficar em casa”, diz Bolsonaro sobre inflação
O Estado de Minas se manifestou contra a última decisão do presidente sobre o novo decreto de armas que libera ainda mais compras. A notícia havia sido publicada por Guilherme Peixoto hoje (16). Somente no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (12), foram quatro decretos publicados em que o cidadão, obtendo autorização, pode obter cerca de 06 delas, comprando cerca de 2 mil munições por ano.
Os comerciantes de armas de pressão, como chumbinho, também não precisam mais de autorização como o exército. Vale ressaltar que a lei não precisa do aval do Senado e da Câmara dos Deputados. O deputado mineiro Mário Heringer (PDT) afirmou ” O Brasil não precisa disso”.
Segundo a divulgação realizada pelo Ministério da Saúde neste sábado (13), o Brasil já possui mais de 238.532 mortes confirmadas pelo coronavírus. A União Química, laboratório brasileiro, deseja produzir a vacina, mas ainda não tem autorização da Anvisa.