Neste sábado (17), o governador Helder Barbalho (MDB) insistiu, durante uma conversa com o presidente Lula (PT), na nomeação do deputado federal paraense Celso Sabino (União Brasil) para o posto de Ministro do Turismo, atualmente ocupada por Daniela Carneiro (União Brasil -RJ). Nesse contexto, Sabino surge como o favorito para substituir Daniela, uma mudança pela qual o partido União Brasil vem fazendo lobby nos bastidores.
Em meio ao encontro com diversos deputados, Barbalho se dirigiu ao presidente, disse: “Quero cumprimentar aqui (…), vários deputados presentes, (…) o deputado Celso Sabino, e aqui, presidente, lhe dizer que se o Pará tiver mais um ministro nós não vamos achar ruim”. Nesse ínterim, Lula aproveitou a visita ao estado para inaugurar obras do programa Minha Casa, Minha Vida.
Na ocasião da oficialização de Belém como sede da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP), onde estavam presentes, inclusive, Sabino, Barbalho defendeu veementemente a nomeação.
Encontro amistoso entre Lula, governador Barbalho
Durante sua visita ao Pará, o presidente foi calorosamente acolhido por políticos locais, entre eles o governador Helder Barbalho (MDB) e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL). Ao concluir os compromissos oficiais, Barbalho ofereceu um almoço em sua honra.
Juntamente com o deputado Sabino que também marcou presença no restaurante, situado à beira do rio Guamá. Então, no local, ele presenteou Lula com camisetas do Remo, uma equipe de futebol do Pará.
Posteriormente, aproveitando a oportunidade, Sabino expressou sua admiração pela decisão de fazer de Belém a anfitriã da COP 30. Além disso, ele também reafirmou seu compromisso de continuar a apoiar o presidente e o governador, dizendo: “Estarei sempre ao lado de lideranças que trabalham pelo desenvolvimento do nosso estado, como o governador Helder e o presidente Lula”
Lula inaugura casas e Sabino surge como potencial Ministro do Turismo
Na manhã deste sábado, por volta das 9h, o presidente pegou um helicóptero e partiu rumo ao município de Abaetetuba. Localizado na região nordeste. Então, no local, ele entregou 222 moradias populares do programa “Minha Casa Minha Vida” no complexo residencial Angelin. Nesse sentido, durante seu discurso, Lula disse: “pessoas que ganham mais também têm o direito de ter uma casa para morar”.
Então, Lula marcou presença em Belém para participar de um evento oficial na Companhia Docas do Pará (CDP), vinculado a um evento da ONU. Nesse contexto, ele assinou ordens de serviço autorizando o começo das obras do Porto Futuro II, além de um convênio que permitirá reformas no Complexo do Ver-o-Peso e a construção do Parque Urbano São Joaquim.
Logo após o evento, Helder Barbalho, o governador, organizou um almoço. Este contou com a participação de Lula, líderes políticos paraenses e o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA). Notavelmente, Sabino é visto como um forte candidato a suceder Daniela Carneiro no Ministério do Turismo.
Por outro lado, o União Brasil, partido que sofreu a perda de Daniela Carneiro recentemente quando ela solicitou sua desfiliação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está pressionando o governo para haver uma mudança na liderança do Turismo. Porém, Sabino é visto como um forte candidato a suceder Daniela Carneiro no Ministério do Turismo.
Leia também: Twitter, Instagram e Facebook derrubam contas oficiais de senador Marcos Do Val após determinação do STF