Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, afirmou nesta sexta-feira (20) que os policiais do estado terão implantados, em suas fardas, câmeras que irão monitorar suas ações nas ruas.
A declaração do governador foi feita durante sua participação no Sabatina, que é organizado pelo portal “UOL” em parceria com o jornal “Folha de São Paulo”. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual afirmou que a implementação deve ocorrer em até 30 dias.
“Acredito que mais 30 dias aí está sendo totalmente aplicada”, afirmou o governador, que ainda disse que acredita que a adoção dos equipamentos irá proteger não só o policial quanto os cidadãos cariocas. “Eu acredito muito que ela é uma proteção da polícia, proteção do cidadão e do policial”, disse.
Em outro momento, ele afirmou que entende as críticas daqueles que são contra as câmeras, destacando, no entanto, que conta com o apoio da cúpula das corporações, que deram aval para o monitoramento.
“Entendo a crítica de quem não queira a câmera. Já deixei claro que haverá curva de aprendizado pela própria polícia. A cúpula da polícia é favorável às câmeras”, finalizou o Cláudio Castro, que assumiu o governo carioca após o impeachment do ex-governador Wilson Witzel, condenado por corrupção.
Governador empatado nas pesquisas
Hoje, de acordo com uma pesquisa do Datafolha divulgada em abril, Cláudio Castro está empatado com o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) na liderança pela disputa às eleições para o governo carioca, sendo a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Atrás da dupla estão:
- Anthony Garotinho (União Brasil), com 7%;
- Rodrigo Neves (PDT), com 5%;
- Eduardo Serra (PCB) e General Santos Cruz (Podemos), com 4%;
- Cyro Garcia (PSTU), com 3%;
- André Ceciliano (PT) e Felipe Santa Cruz (PSD), com 2%;
- E Paulo Ganime (Novo), que tem 1% das intenções de voto.
Leia também: Eleições: presidente do Senado afirma que não existe risco de golpe