O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) publicou uma foto em seu Instagram, neste domingo (09), exaltando sua parceria com Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo. Na publicação, que desaparece depois de 24 horas, Bolsonaro escreveu “nossa gestão” e usou uma foto ao fundo em que está abraçado com o gestor de São Paulo.
Essa publicação foi feita horas depois de Tarcísio de Feitas ter dito que ele “sempre será leal” ao ex-presidente, uma declaração feita alguns dias após os dois terem se desentendido por conta de pontos da reforma tributária, uma matéria de interesse do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi aprovada nesta semana pela Câmara dos Deputados e mudará a cobrança de impostos no país.
“O presidente é um grande amigo. A gente pode divergir em algum ponto sobre a reforma, é normal, não é possível que a gente vá sempre concordar em tudo […] Está tudo bem. Sempre serei leal ao presidente e sempre serei grato ao presidente. Se eu estou aqui, eu devo a ele”, disse Tarcísio de Freitas durante a entrevista.
Assim como publicou o Brasil123, Bolsonaro confessou na quinta-feira (06) que “ficou chateado” com o governador de São Paulo, uma vez que seu aliado apoiou publicamente o texto da reforma tributária.
Durante a semana, o ex-ministro de Bolsonaro e agora gestor de São Paulo, afirmou que concordava com “95%” do texto da reforma após se encontrar com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
“Muita gente ficou chateada com o Tarcísio, até eu. Mas vamos conversar, pô. Conversei com ele“, afirmou Bolsonaro sobre o governador de São Paulo que, hoje, é considerado o principal nome para substituir Bolsonaro, que está inelegível até 2030 por conta de uma condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A declaração de Bolsonaro foi dada na tarde de quinta. Pela manhã, ele, Tarcísio de Freitas, parlamentares e lideranças do Partido Liberal (PL), se encontraram em Brasília para discutir o tema. Na ocasião, o governador foi hostilizado pelos presentes porque está costurando um acordo com o governo Lula para aprovar a reforma tributária.
Durante a reunião, Bolsonaro afirmou que “Tarcísio não tem, com todo o respeito, uma experiência política que muitos de vocês têm”. “Nós não queremos, nesta proposta que tá aí, dizer que vai ser melhorada por emendas. Não tem garantia nenhuma de aprovação. O que o Tarcísio está expondo e eu conversei longamente com ele, é essas possíveis emendas entrarem agora no corpo da PEC”, disse o presidente.
Conforme vídeos que circulam pelas redes sociais, Tarcísio de Freitas foi interrompido várias vezes pelo deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL). Em dado momento, o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, precisou intervir.
Leia também: Arthur Lira diz ter conversado com Bolsonaro e defendido Tarcísio de Freitas