É um fato inquestionável que a tecnologia está presente no nosso dia a dia, não é mesmo? Afinal, quem é que não “dá um Google” para pesquisar alguma coisa?
Ainda mais, quem já não resolveu uma segunda via de conta por meio de um atendimento no WhatsApp, ou então, quem não usa o celular para fazer um Pix, entre tantas outras situações.
No entanto, até pelo fato de tanta coisa nova que surge a cada dia, tem muita gente que criou uma conta no Gmail, e abandonou, ficou sem usar. Então, para essas pessoas, cabe um alerta.
Siga a leitura para conferir os detalhes.
Google vai deletar contas
Vamos agora esclarecer a iniciativa. Você tem conta no Gmail e não acessa faz tempo? Então, fique ligado, pois a partir de dezembro o Google vai começar a deletar contas inativas há dois anos ou mais.
Aliás, isso não é novidade, já que em maio o Google favia sinalizado que em dezembro deste ano passaria a apagar as contas que não eram mais acessadas.
Desse modo, Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda, YouTube e Google Fotos estão os serviços que podem ser apagados. Em outras palavras, representa basicamente todo o ecossistema da companhia para o consumidor final.
Por que esse procedimento vai ser adotado?
Em suma, o objetivo é gerar mais segurança aos usuários, já que as contas abandonadas são vulneráveis e cibercriminosos podem se aproveitar delas.
No entanto, não precisa pânico por conta dessa situação, afinal, a sua conta não vai ser deletada do nada.
Desse modo, o Google disse que vai enviar notificações para as pessoas avisando sobre a medida.
Além disso, a alteração se aplica apenas a contas pessoais. Com isso, nada muda para as organizações, tais como escolas ou empresas.
O que fazer para não ter a conta do Google excluída?
É simples! Para assegurar a sua conta, você precisa apenas fazer alguma atividade logada com o seu perfil. Entre elas, podemos citar:
- Ler ou enviar um e-mail;
- Usar o Google Drive;
- Assistir a um vídeo do YouTube;
- Baixar um aplicativo na Google Play Store;
- Usar a Busca do Google;
- Usar o Login com o Google para entrar em um aplicativo ou serviço de terceiros.
Por fim, cabe mencionar que a exceção é o Google Fotos, uma vez que este tem uma política diferente. Dessa forma, você precisa entrar no aplicativo separadamente para não ter a sua conta excluída.