No final de junho, o Google havia anunciado que iria liberar, para o Brasil, uma ferramenta que tinha como objetivo informar os nomes das pessoas que estão pagando por anúncios políticos em suas plataformas, como o Youtube e o Adsense, um sistema de publicidade da empresa.
De acordo com Marcelo Lacerda, diretor de políticas públicas, a ferramenta seria útil para os cidadãos saberem quais são as pessoas que estão fazendo campanhas de publicidade focadas nas eleições deste ano.
Nesse sentido, a ferramenta “Relatório de Transparência de Anúncios Político” começou a divulgar seus primeiros dados. Entre 17 de novembro de 2021 e 20 de julho de 2022, já foram gastos mais de R$1,385 milhão em propagandas políticas nas plataformas da empresa, sendo a maior parte dos conteúdos relacionados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes, pré-candidato ao Planalto.
O site que mais realizou anúncios foi o Brasil Paralelo, tendo gasto R$410 mil em publicações políticas, representando 30% do total gasto com conteúdos do tipo até então. Já o PSDB é o segundo maior anunciante, com R$241 mil em gastos, seguido pelo PSB – RJ, que realizou o patrocínio de R$180 mil em anúncios no Google.
Completando a lista dos 5 maiores anunciantes, a União Brasil gastou R$109 mil e Thiago Barros Rodrigues Costa, empresário que realiza pesquisas relacionadas à avaliação do governo Jair Bolsonaro, gastou R$84 mil em anúncios nas plataformas da empresa.
De acordo com o Google, para fazer os cálculos e chegar nos dados fornecidos no Relatório de Transparência de Anúncios Políticos, são considerados como anúncios políticos aqueles que, de alguma forma, se referem a um partido político, um funcionário público ou então um candidato.
Anúncios em vídeo é o principal formato
De acordo com o Relatório de Transparência de Anúncios Políticos, a maior parte do dinheiro investido em propaganda política é destinado a anúncios em vídeos, respondendo por R$1,2 milhão do valor total aplicado desde 17 de novembro de 2021.
Para realizar tais propagandas, os anunciantes possuem até 10 opções de alcance, variando de 1 mil a 10 exibições, podendo atingir até mais de 10 milhões de pessoas com tais conteúdos. Os valores investidos vem crescendo mensalmente, atingindo seu pico em maio, quando foram gastos R$391 mil. Em julho, até o dia 17, os gastos eram de R$157 mil.
Direcionamento dos gastos de algumas empresas
A maior parte dos gastos do PSDB, algo entre R$60 mil e R$70 mil, foram destinados a um anúncio que destacava a atuação do ex-governador do estado de São Paulo, João Doria, ao trazer a vacina Coronavac ao Brasil, que foi desenvolvida junto ao Instituto Butantan. O anúncio foi realizado entre 18 e 25 de maio, quando Dória não havia desistido de concorrer à presidência.
Já o PSB do Rio de Janeiro dedicou a maior parte do valor gasto em um anúncio que destacava a pré-candidatura de Marcelo Freixo ao governo do Estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi realizado em conjunto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa a presidência.