Em 2 de fevereiro de 2022, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou a portaria nº 1.408 com novas regras para a realização da prova de vida, onde os segurados não precisarão mais sair de casa para comprovar.
Anteriormente, beneficiários do INSS tinham que ir ao banco em que recebem o dinheiro e apresentar o cartão de débito, documento com foto e fazer biometria, para evitar a suspensão.
A prova de vida é feita a fim de garantir a manutenção do pagamento do benefício e evitar fraudes. No entanto, golpistas estão aproveitando das mudanças na regulamentação para obter os dados pessoais dos segurados.
Como os golpistas estão agindo?
Os golpistas estão entrando em contato por e-mails, ligações, cartas ou mensagens via WhatsApp ou SMS já com os dados do segurado em mãos. Então, ele solicita que o segurado faça a confirmação dos dados através do envio de foto dos documentos. Com isso eles conseguem finalizar o processo de roubo dos dados.
Segundo o portal IstoÉ Dinheiro, o INSS fez o alerta: pessoas que receberem qualquer tipo desses contatos devem ignorar e não passar nenhuma informação. E ressaltaram que o instituto não realiza contato para a realização da prova de vida.
O que fazer para evitar cair no golpe?
O INSS recomenda que faça uso apenas dos canais oficiais de atendimento para a realização de qualquer solicitação, através do aplicativo/site Meu INSS, agências da Previdência Social – com agendamento – ou pelo telefone 135.
O instituto alerta, também, que seja feita, sempre que necessário, a atualização dos dados pelo portal Meu INSS ou pela central de atendimento 135. Além disso, destacam que o único número do INSS para envio de SMS aos cidadãos é o 280-41.
Caiu em golpe? Veja o que fazer
Confirmado o caso de golpe, é indicado registrar o boletim de ocorrência e fazer a comunicação do ocorrido ao INSS – pelo telefone 135 – e ao banco em que recebe o benefício.
Caso tenha sofrido tentativas de golpe, o segurado deve fazer a denúncia através do portal de ouvidoria SOUWeb ou pelo telefone 135.
O INSS destaca que a prova de vida neste ano de 2022 está suspensa.
Veja também: INSS terá avaliação de PcD por videoconferência