Criminosos estão usando, como nunca, a internet a fim de tentar ludibriar as pessoas e, assim, aplicar fraudes que fazem essas vítimas perderem cada vez mais dinheiro. O golpe da vez acontece a partir de perfis falsos nas redes sociais de hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos do gênero.
Uma das vítimas da fraude é a professora Viviane, do Rio de Janeiro. Em entrevista ao programa “Fantástico”, da “Rede Globo”, a mulher revelou que caiu no golpe dos criminosos, que criaram um perfil falso na internet e passaram a prometer uma série de benefícios.
Segundo ela, esses bandidos mandam mensagens aos seguidores do perfil oficial dos estabelecimentos com a falsa promessa de sorteios, por exemplo, de diárias grátis. No entanto, não existe nenhum prêmio e o que eles querem, na realidade, é o número de telefone dessas pessoas – o intuito é pedir dinheiro aos contatos delas.
De acordo com a professora, os golpistas a enviaram uma mensagem dizendo que ela deveria informar seu nome e número de telefone. Ao enviar os dados, afirmaram os golpistas, ela estaria concorrendo a três dias grátis, com tudo incluso, em um hotel.
“Vamos estar encaminhando um protocolo SMS contendo seis dígitos”, disse a mensagem dos criminosos. De acordo com a vítima, em um momento de distração, ela acabou pegando o código em questão e enviando para os bandidos, assim como eles solicitaram.
“Eu, distraída, fui lá no SMS, peguei o código e dei pra eles. E, de repente, meu WhatsApp saiu. Eu não consegui entrar mais”, relatou ela. Com o comando do aplicativo de mensagens da mulher, os criminosos passaram a enviar mensagens para os contatos da professora solicitando dinheiro emprestado.
Uma das mensagens chegou para uma amiga de Viviane, que acabou acreditando e transferiu R$ 1.430 para os golpistas. A mensagem em questão dizia: “Tenho que fazer uma transferência, mas não estou conseguindo pelo meu aplicativo. Consegue fazer isso pra mim? Amanhã cedo eu te repasso o valor”.
Associação quer aumentar segurança contra os golpes
Conforme o “Fantástico”, os crimes que tem como promessa as diárias de graça e os benefícios do gênero estão aumentando cada vez mais. Por conta disso, a associação do setor se reuniu com o governo federal e também com representantes do Facebook, dono do Instagram e do Whatsapp, a fim de aumentar a proteção dos estabelecimentos e também dos hóspedes.
Hoje, esses golpistas estão criando perfis que se assemelham muito com os oficiais, mas mudando apenas pequenos detalhes no nome do estabelecimento real, tornando a identificação da cópia cada vez mais complicada para pessoas que são leigas no assunto.
Leia também: Ministério da Economia revela ataque em rede interna do Tesouro Nacional