Os golpes no 13° salário do INSS são um perigo para os aposentados e pensionistas. Afinal, os bandidos sempre focam nas pessoas mais vulneráveis para cometer crimes financeiros. E como grande parte das pessoas que recebem salário previdenciário são idosas, esse é um grupo alvo para esses criminosos.
Sendo assim, é importante se manter atento para evitar cair na armadilha dos golpistas. E para ajudar você com isso, hoje trouxemos muitas dicas e informações sobre o assunto. Portanto, leia até o final para não perder nada sobre esse assunto tão importante.
Golpes no 13° salário do INSS
Esse mês, o governo começa a pagar a primeira parcela do 13° salário do INSS. Aliás, o pagamento da primeira etapa para quem recebe o piso, isto é, 1 salário mínimo, se iniciou nesta quinta (25).
Dessa forma, os segurados que recebem o adiantamento do abono natalino estão ansiosos pelo dinheiro extra. No entanto, não são só os aposentados e pensionistas que estão animados, mas, infelizmente, os golpistas também.
Afinal, durante os meses de maio, junho e julho, a autarquia deve pagar 50% a mais em verbas previdenciárias. Assim, esse é um prato cheio para os bandidos que querem aplicar golpes e roubar dinheiro de pessoas honestas.
Como se prevenir de golpes no 13° salário na Internet
A Internet é uma grande aliada em muitos aspectos. Porém, ela também pode ser aliada de pessoas com má intenção, o que representa um grande risco. Afinal de contas, existem golpistas em todos os lugares e é preciso toda atenção com isso.
Sendo assim, uma das medidas mais importantes para se proteger de golpes no 13° salário ou de quaisquer golpes financeiros na Internet é ser criterioso ao acessar sites e abrir e-mails suspeitos.
Isso porque muitos golpes são realizados por meio de mensagens falsas que solicitam informações pessoais ou financeiras dos usuários. Então, é importante desconfiar de e-mails que solicitem informações bancárias, senhas e outras informações confidenciais.
Outra medida importante é estar atento às transações financeiras e revisar periodicamente o extrato bancário e dos cartões de crédito. Assim, caso haja transações suspeitas, é importante comunicar imediatamente o banco ou a administradora do cartão.
Como se prevenir de golpes na vida real
Além da Internet, no caso dos golpes no 13° salário, também é necessário se prevenir no mundo real. Por isso, os aposentados e pensionistas devem ter cuidado com pessoas que se passam por funcionários públicos ou de instituições financeiras e solicitam informações pessoais. Como, por exemplo, o número do CPF e senhas bancárias.
Portanto, se houver dúvida quanto à legitimidade desses supostos funcionários, é importante entrar em contato com o banco diretamente para confirmar a veracidade dessas informações.
De todo modo, todo cuidado é pouco nesta época em que os bandidos sabem que há mais dinheiro circulando e intensificam os esforços para roubar pessoas inocentes.
Então, agora que você já sabe mais sobre os golpes no 13° salário, fique atento, coloque essas dicas em prática e proteja-se!
Saiba também: Veja como conseguir o EMPRÉSTIMO CONSIGNADO do PicPay