A temporada de compras para o fim de ano pode ser um campo minado para golpes financeiros. Os golpistas estão inventando formas cada vez mais criativas de atacar os outros, como criar lojas online falsas, fingir ser alguém que você conhece ou fazer o possível para convencê-lo a enviar dinheiro.
Hoje, irei te ajudar a identificar e se proteger desse tipo de atividade fraudulenta. Continue lendo para entender.
Identificando golpes financeiros
Mensagens inesperadas
Os golpistas podem usar informações públicas (como o logotipo ou design de uma empresa) para forjar facilmente comunicações que pareçam oficiais. Frequentemente, eles contam uma história que os faz parecer que têm um motivo para entrar em contato com você.
Desse modo, os golpistas tentam fingir ser alguém ou uma empresa que você conhece. Se você receber mensagens inesperadas, procure sinais, como endereços de e-mail suspeitos, ou ortografia incorreta.
Método de pagamento incomum
Caso o suposto vendedor afirme ser necessário pagar por um produto através de um cartão-presente, envio de dinheiro por meio de uma empresa de câmbio ou depósito de um cheque, desconfie. Esses não são métodos de pagamento seguros e acarretam riscos enormes.
Nesse sentido, se o fornecedor ou organização acusada exigir que você pague de maneira incomum, isso é um sinalizador para golpes financeiros.
Links enviados por e-mail
Um ataque cibernético que disfarça o e-mail como um golpe financeiro é chamado phishing. Em outras palavras, o objetivo é convencer o destinatário do e-mail de que a mensagem trata-se de algo que ele deseja ou precisa.
Os golpistas, por exemplo, realizam uma solicitação como se fossem banco da vítima, pedindo para clicar em um link ou baixar um anexo. Quando a pessoa clica em um link, há uma página de login falsas de site, que armazena todos os dados do cliente.
Como se proteger?
Como você pode ver, há diversos golpes financeiros que tentam obter dinheiro ou informações das pessoas de várias maneiras, e novos golpes aparecem diariamente. Portanto, quais medidas você pode tomar para evitar ataques de phishing ou fraude de pagamento? Aqui estão algumas dicas do que você pode fazer.
Monitore suas contas bancárias
Monitorar sua conta pode ajudá-lo a identificar quaisquer casos de golpes financeiros em potencial assim que eles ocorrerem, para você poder começar a mitigar qualquer dano que ocorra.
Desse modo, se você usa serviços bancários online com frequência, é provável que veja algo que não parece certo. Você pode usar o aplicativo móvel do banco regularmente ou pode configurar notificações de aviso para receber mensagens de texto quando ocorrerem transações suspeitas.
Sendo assim, caso você encontre qualquer anormalidade em sua conta, ligue para o seu banco ou instituição financeira imediatamente.
Reforce sua segurança
Ative sempre a autenticação multifator para todas as suas contas. Você pode configurar a segurança adicional para certas contas de modo que precise de duas ou mais credenciais para fazer login em sua conta.
Além disso, utilize um software de segurança em seu telefone e computador. Eles serão responsáveis por defender contra diversos golpes financeiros, como o roubo de informações, monitoramento de conteúdo e introdução de vulnerabilidades. Lembre-se de mantê-lo atualizado ou configurá-lo para atualizar automaticamente.
Busque informações por canais oficiais
Sempre que você precisar entrar em contato com sua instituição financeira, é recomendável que busque pelos canais de comunicação principais, como, por exemplo, através do número impresso no verso do seu cartão de crédito. Em suma, caso busque contato por meio do site, atente-se no “https” no início do URL, esse “s” significa que o site é seguro, onde suas informações serão criptografadas antes de serem enviadas a um servidor.