Não são poucos os casos de pessoas que caem em golpes financeiros. Atualmente, até famosos, que têm assessoria financeira, caem nesses golpes, como Juliana Paes. Recentemente, o ex-lutador de boxe, Popó Freitas, colocou em seu Instagram uma propaganda de um produto que, na verdade, é um golpe financeiro. Apesar disso, existem diversas formas de analisar se um produto é fradulento ou não.
Contudo, de uma forma geral, qualquer produto que ofereça vantagens com o mínimo de esforço são, na verdade, golpes financeiros. Apesar disso, existem diversas formas de isso acontecer, que é o que abordaremos a seguir.
Como identificar um golpe financeiro?
Existem muitas formas de identificar um golpe financeiro. Isso porque eles seguem sempre a mesma lógica: oferecem vantagens muito boas com pouco esforço. E para falar a verdade, essa prática é muito antiga. Segundo alguns estudos, os golpes usam o mesmo método desde o ano de 1.400, época em que o império espanhol dominava a Europa.
Na época, um subordinado do rei vendia terrenos prontos em colônias espanholas. Segundo ele, o “proprietário” do terreno pagava uma quantia e, quando chegasse na colônia, o terreno estaria pronto, com casa montada e, inclusive, o nome do dono na faixada. Com isso, o criminoso se tornou uma das pessoas mais ricas do país na época, o que o permitiu fugir do país. Atualmente, os processos são bastante parecidos: você compra um produto que oferece muitas vantagens, mas na hora de receber, você fica sem aquilo que comprou.
Por isso, um golpe financeiro se caracteriza pela compra de algo muito melhor que a média do que se vê nos produtos concorrentes. Ainda, há golpes que falam para você investir um valor e, daqui alguns dias, você terá muito mais. Esse é um dos golpes mais comuns no Brasil. Por isso, nunca acredite em produtos que dobrarão o valor investido. No caso de golpes vinculados a bancos, sempre que receber uma ligação dessas empresas, desligue o telefone e ligue para os canais oficiais do banco.
Como se proteger?
Além de nunca acreditar em ligações de bancos, não acreditar em retornos excelentes ou, ainda, em produtos que darão dinheiro fácil para você, existem diversas formas de você proteger suas contas. Isso porque, muitas vezes, os criminosos invadem os seus aparelhos e, com isso, conseguem seus dados para fazer o que quiserem.
Dessa forma, em sites da internet, busque sempre colocar senhas fortes, que contenham letras maiúsculas, letras minúsculas, números e caracteres especiais. Isso dificulta bastante o trabalho dos criminosos. Além disso, nunca preencha dados sensíveis em qualquer site da internet, como CPF, RG e outros dados pessoais. Faça isso apenas em sites que você tem certeza de que são legítimos. Ainda, sempre saia das páginas que você entrou, como aplicativos de bancos. Ao ter a conta ativa nesses sites, qualquer hacker que entrar no seu aparelho terá acesso à suas contas e aplicará um golpe financeiro em você.
Além disso, outra funcionalidade bastante efetiva na proteção contra golpes financeiros é o login com biometria. A chamada verificação em duas etapas, que além dos seus dados, exige um código enviado por SMS ou e-mail, é uma das mais eficazes na proteção dos seus dados.