Os golpes da aposentadoria rural estão se tornando cada vez mais comuns. Dessa forma, a PF dá algumas recomendações para para que os segurados não caiam nesses golpes.
Assim sendo, para que você possa ficar por dentro de tudo sobre esse tema, reunimos algumas das principais informações sobre as orientações da PF sobre os golpes da aposentadoria rural para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
PF dá recomendações para não cair em golpes da aposentadoria, entenda
Conforme mencionado acima, a Polícia Federal (PF) está intensificando suas ações para combater os golpes relacionados às aposentadorias rurais.
Sendo assim, desde a última terça-feira (11), os policiais estão cumprindo mandados judiciais de busca e apreensão em endereços dos investigados na cidade de Alexânia, em Goiás. Ademais, quem emitiu os mandados foi a 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Anápolis.
Golpes da aposentadoria rural causa prejuízo de milhares
De acordo com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT), os golpes da aposentadoria rural causaram prejuízo de mais de R$ 624 mil aos cofres públicos.
Além disso, a CGINT também informou que a economia gerada pela revisão desses benefícios, concedidos de forma indevida, pode chegar a R$3,9 milhões, levando em consideração a expectativa de vida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Como funcionam as fraudes na aposentadoria rural?
As fraudes na concessão das aposentadorias especiais por idade rural está se mostrando uma prática recorrente por parte de alguns indivíduos mal-intencionados. Isso porque, essas pessoas utilizam documentos falsos e informações enganosas para demandar a Justiça Federal. Dessa forma, os golpistas obtêm o benefício sem preencher os requisitos legais para tal.
Desse modo, os golpes da aposentadoria rural prejudicam aqueles que realmente precisam desse suporte financeiro.
Advogados envolvidos nas fraudes
Ademais, durante as investigações da segunda fase da Operação Notas Fiscais Falsas, a PF identificou que dois advogados estariam envolvidos nessa prática criminosa.
De acordo com a PF, esses profissionais estariam instruindo ações judiciais com documentos falsos. Para que assim, as pessoas não elegíveis a essa aposentadoria especial pudessem obtê-la de forma ilícita.
PF dá recomendações para que as pessoas não caiam em golpes
Por fim, diante desse cenário preocupante, é fundamental que a população esteja ciente dos golpes relacionados às aposentadorias rurais. Para que assim, tomem medidas preventivas para evitar cair nessas armadilhas.
Primeiramente, é importante buscar informações junto aos órgãos competentes, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para conhecer os requisitos legais necessários para a concessão desse benefício.
Ademais, a Polícia Federal está empenhada em combater essas fraudes e garantir que apenas aquelas pessoas realmente necessitadas obtenham as aposentadorias especiais por idade rural.
Dessa forma, as ações de busca e apreensão realizadas pela PF têm como objetivo identificar os envolvidos nesses golpes e responsabilizá-los criminalmente.
Agora que você já sabe tudo sobre os golpes da aposentadoria rural, basta seguir as orientações da PF para não cair neles.
Além disso, não se esqueça de deixar sua opinião sobre esse tema nos comentários!