Trabalhadores estão relatando um novo golpe no Caixa Tem. Com as novas possibilidades de saques do FGTS, os usuários estão sofrendo com tentativas de furto do saldo de suas contas.
Entenda o novo golpe no Caixa Tem
Os novos golpistas utilizam o CPF do trabalhador e adicionam informações de contato, como e-mail e número de telefone, falsas. Dessa forma, eles têm controle sobre a conta do usuário e conseguem sacar o valor presente na conta.
O trabalhador se dá conta do golpe no Caixa Tem ao tentar se cadastrar com o seu CPF e descobrir que já existe uma conta cadastrada. Por não possuir as informações de contato, ele não consegue trocar a senha para acessar a conta.
O que fazer se fui fraudado
As recomendações da Caixa Econômica Federal para quem foi vítima do golpe no Caixa tem é ir até uma agência bancária e solicitar atendimento. É necessário levar os documentos pessoais para iniciar o processo de recuperação do cadastro.
Outro alerta emitido pelo banco é para nunca acessar links encaminhados por e-mail, SMS ou Whatsapp. A Caixa não possui protocolo de contato por esses canais. É por meio desses links que o fraudador consegue mais dados do usuário.
Então, é importante que o cidadão fique alerta, pois o saque extraordinário de R$ 1 mil é feito da Poupança Digital. Quanto mais informações os golpistas tiverem, mais fácil será a conclusão do golpe.
A Caixa Econômica solicita um prazo de dez dias úteis para análise e investigação da fraude. Após a comprovação e formalização do processo, o ressarcimento será liberado.
O próprio banco entrará em contato com a Polícia Federal, então, não será preciso que o cidadão faça isso. No entanto, a PF poderá entrar em contato com ele para esclarecimentos durante o período de investigação.
Golpe no Caixa Tem: fraudes em 2020
Em 2020, os trabalhadores sofreram com fraudes e golpes e tiveram suas contas invadidas. E agora, em 2022, as vítimas se perguntam se quem teve a conta invadida poderá acessar e receber o benefício por meio da conta.
De acordo com a Caixa Econômica, o saque pode sim ser feito por quem teve a conta clonada. Mas, no caso da conta que foi fraudada e cancelada, será aberta uma nova conta de forma automática pelo próprio banco.
Saque extraordinário
O saque extraordinário iniciou seus pagamentos em abril e possui calendário de distribuição do benefício. O valor máximo para saque é de R$ 1 mil; para os nascidos em janeiro, fevereiro e março o dinheiro já foi liberado.
Confira o calendário de pagamento do benefício:
- 20 de abril – Nascidos em janeiro;
- 30 de abril – Nascidos em fevereiro;
- 04 de maio – Nascidos em março;
- 11 de maio – Nascidos em abril;
- 14 de maio – Nascidos em maio;
- 18 de maio – Nascidos em junho;
- 21 de maio – Nascidos em julho;
- 25 de maio – Nascidos em agosto;
- 28 de maio – Nascidos em setembro;
- 1 de junho – Nascidos em outubro;
- 08 de junho – Nascidos em novembro;
- 15 de junho – Nascidos em dezembro.
O pagamento do benefício é feito na conta poupança digital que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem.