A Revisão da Vida Toda do INSS foi julgada pelo STF, a favor dos trabalhadores. Ela consiste em um procedimento de rever todas as contribuições de um trabalhador, considerando aquelas que aconteceram antes de julho de 1994. Com o julgamento favorável, isso significa que os trabalhadores poderão ter revisto o valor do seu benefício, contando com todos os anos de contribuição.
Entretanto, mal houve o julgamento e já há golpistas utilizando do recurso para enganar trabalhadores. Saiba como funcionam os golpes, mediante a leitura do artigo abaixo, para não cair neles!
KIT ANTENA CADASTRO ÚNICO: Ainda dá tempo de agendar o seu; veja como
Como funcionam os golpes
Os golpes relacionados aos benefícios, assim como a Revisão da Vida Toda do INSS, geralmente visam conseguir os dados do trabalhador, ou conseguir que ele faça algum pagamento aos golpistas. Para isso, os golpistas entram em contato com o trabalhador, informando alguns dados que eles já tenham em mãos.
Ao acreditar que fala com o INSS, o trabalhador acaba por fornecer dados que os golpistas não tinham. Além disso, eles afirmam que conseguirão liberar o que o trabalhador espera, mediante o pagamento de um boleto, cujo valor cai diretamente na conta de quem deu o golpe. Quando conseguem o que querem, eles encerram o contato com o trabalhador, que só então se dá conta de que caiu em um golpe.
Caixa fará empréstimos mais baratos, diz Lula
INSS já alertou para os golpes e destacou medidas de segurança
Visando as segurança daqueles trabalhadores que podem querer solicitar a Revisão da Vida Toda do INSS, a autarquia já alertou para os possíveis golpes. É muito importante salientar que o INSS não entra em contato com nenhum dos segurados para oferecer serviços, nem para solicitar o pagamento de valores.
Portanto, caso você receba ligação de alguém informando ser funcionário do instituto, desconfie imediatamente. É preciso adotar medidas de segurança, sempre, quando entram em contato a respeito de valores que poderão ser recebidos a mais, benefícios esquecidos, especialmente quando há a solicitação de depósito anterior a liberação.
O INSS jamais solicita nenhum pagamento, e qualquer solicitação feita a autarquia é gratuita. Por isso, jamais realize nenhum pagamento e, sempre que houver dúvidas, procure os canais de contato oficias do INSS. Um deles é o site oficial, outro é o aplicativo Meu INSS. Além disso, é possível conversar com atendentes mediante discagem para o número 235. A ligação pode ser feita de todo o país, de telefones fixos ou celulares.
Ainda, é importante nunca passar nenhum dado pessoal seu por telefone, e-mail ou SMS, nem o número do benefício ou outros. Também não se deve enviar fotos de documentos pessoais nunca, se atentando para o fato de que os golpistas poderão usar de todos esses dados para retirar dinheiro, ou abrir contas como se fosse o próprio trabalhador. Sempre que houver possibilidade de um golpe, procure fazer um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
PIS/PASEP 2023: Pagamentos voltam neste ano; consulte o CALENDÁRIO
Como solicitar a Revisão da Vida Toda do INSS
A solicitação da Revisão da Vida Toda do INSS pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS. Entretanto, o INSS ainda não é obrigado a aceitá-la, porque não há lei. Portanto, aqueles que desejarem solicitar a revisão devem entrar com pedido judicial.