Dia 12 de junho se aproxima, e com ele muita troca de presentes, muitas atitudes românticas, muitas surpresas. Entretanto, não para por aí, com essa data também vem o famoso golpe do dia dos namorados.
Assim, é preciso ficar atento, e não dar chance para que pessoas com más intenções consigam lograr êxito nesses planos que visam alcançar benefícios financeiros.
Deseja saber mais sobre esse assunto e ainda descobrir formas de evitar golpes? Continue a leitura do texto até o final.
O golpe do brinde
A princípio esse é um dos golpes mais usados nas datas especiais. Especialmente aquelas em que há trocas de presentes como: Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal entre outras.
Sendo assim, o Dia dos Namorados é um prato cheio. Uma vez que esse é um momento que o comércio aproveita para atrair clientes, incrementando algum diferencial em seus produtos e serviços.
Então, nesse momento, aproveitando a empolgação dos mais românticos e desatentos, surge o golpe do dia dos namorados, ou o famigerado golpe do brinde. Mesmo não sendo novo e como já dissemos, bastante usado em outras datas especiais, é um golpe que persiste, devido à sua credibilidade.
Como funciona o golpe do brinde
Primeiramente, a estratégia consiste numa ação muito comum aos criminosos, que é descobrir os dados pessoais de algum Indivíduo. Posteriormente contatar a pessoa e fingir pertencer a algum estabelecimento. Assim, ao entrar em contato, o golpista afirma que a vítima tem direito a um brinde e que existe a possibilidade de retirar pessoalmente, ou receber em casa através de um serviço de entrega, porém na segunda opção existe uma pequena taxa de entrega. Dessa forma, a pessoa normalmente acaba optando pela forma mais prática e escolhe receber o presente em casa.
Finalmente, está tudo pronto para que o golpe do Dia dos Namorados aconteça. A partir daí, o bandido só precisa contar com o descuido da vítima. Assim o golpista vai até a casa do indivíduo e entrega de fato o brinde, normalmente são objetos que fazem alusão ao tema da comemoração (ursos de pelúcia, flores, perfumes ou chocolates).
Dessa forma, com o objeto em mãos, desaparece qualquer desconfiança que por ventura a vítima tivesse.
Nesse momento, aproveitando o momento de relaxamento da pessoa, o criminoso usa uma máquina de cartão com danos no visor ou esconde o valor deliberadamente, e cobra uma quantia muito acima do combinado.
Cabe ressaltar, que esse é apenas um formato de golpe, os criminosos, inovam e aprimoram golpes o tempo todo.
Como evitar o golpe do dia dos namorados
Embora os criminosos estejam sempre buscando inovar no formato, mudar estratégias, criar novos golpes, é possível ao cidadão desenvolver hábitos que evitam cair em golpes.
Abaixo listamos algumas atitudes simples que ajudam o indivíduo a se prevenir de golpes:
- Prestar atenção às mensagens e ligações que recebe;
- Não abrir links que não sejam confiáveis;
- Buscar informações de empresas que oferecem produtos e serviços;
- Ficar atento aos domínios nos e-mails;
- Não entregar cartão de crédito em mãos de terceiros;
- Ficar atento às informações no visor da máquina de cartão.
Você já conhecia esse golpe do dia dos namorados? Compartilhe conosco quais atitudes você costuma ter para evitar golpes.