O Instituto Nacional de Seguro Social é o responsável pelo pagamento de diversos benefícios e, para que eles sejam realizados de forma regular, o instituto atualiza o cadastro de forma recorrente. Além disso, ele sempre solicita a prova de vida do trabalhador, para que ele continue pagando o benefício.
Dessa forma, a solicitação pelo INSS, não apenas dela, como de outras informações, é comum. Por isso, muitas pessoas acabam caindo em golpes que solicitam os seus dados pessoais, sem suspeitar que não é o INSS que os está solicitando e sim pessoas mal intencionadas.
Como essa situação tem se tornado muito comum, é preciso redobrar a atenção e saber identificar quando é um golpe, ou quando de fato é uma solicitação do INSS. Isso porque, se for, mas o trabalhador não realizar a atualização do cadastro, então ele corre o risco de perder o benefício ao qual tem direito.
Portanto, continue lendo este artigo e saiba como se prevenir e evitar os golpistas!
Como o golpe funciona
O golpe da prova de vida da vez utiliza como meio de coação o Serasa. Isso porque os golpistas estão em contato com a vítima se passando por servidores do órgão de proteção ao crédito. Ao perceberem que o cidadão acreditou, eles solicitam dados dele, dizendo que precisam deles para evitar bloqueio nos pagamentos do INSS.
O contato entre os golpistas e o cidadão se dá de várias formas, por exemplo, por mensagem de texto, que pode ser tanto SMS, como WhatsApp. Além disso, eles também podem contatar as pessoas por e-mail ou carta.
Eles solicitam, além dos dados, a comprovação de que eles são verídicos e para isso pedem o envio de fotos dos documentos. Tudo isso, sob a justificativa de que esse é um protocolo normal para que o beneficiário continue recebendo o valor.
Há casos nos quais eles enviam links para o segurado, pedindo que ele realize uma biometria facial. Os argumentos para convencê-lo de que é seguro fazer isso são vários. Outras vezes, eles têm algum dado e o utilizam como forma de demonstrar que já sabem os dados, mas precisam da confirmação.
Não caia no golpe da prova de vida!
Sabendo como o golpe funciona, fica mais fácil não cair nele. Entretanto, algumas dicas devem ser anotadas, para evitar que isso aconteça com você. Primeiramente, o INSS não entra em contato com ninguém para solicitação de dados e nem pede o envio de nenhum deles por algum canal de mensagem.
Para isso, utilize apenas o aplicativo oficial. Além disso, o INSS quando envia mensagens de texto para os seus segurados, é sempre pelo número 280-41. Portanto, qualquer mensagem recebida de outro número demonstra que ele é falso.
Outro detalhe é que não há o envio de links para os segurados, em nenhuma hipótese. É preciso, sempre, utilizar os canais oficias do INSS para evitar cair no golpe da prova de vida. Nesse caso, ao ligar para o 135, informações poderão ser solicitadas, mas este é um canal confiável e apenas algumas informações são pedidas, a título de segurança.