Foi descoberto um novo tipo de golpe com o cartão de crédito dos clientes. Na prática, o crime pode levar todos os dados do usuário do produto e gerar prejuízos enormes para o bolso do cidadão. Por isso, a partir de agora é importante cuidar seus pagamentos por aproximação, já que o golpe usa essa modalidade para prejudicar os clientes.
Dessa forma, vamos mostrar como funciona o novo golpe com o cartão de crédito, além de mostrar as dicas de especialistas para você se proteger desse crime.
Como funciona o novo golpe?
Uma empresa de segurança de pagamentos explicou para o portal G1 como funciona o novo golpe. Por isso, a partir de agora, é fundamental que você use o seu cartão de crédito com mais responsabilidade, já que até os pagamentos por aproximação estão sendo alvo de ataques criminosos.
Segundo a Kapersky, os bandidos conseguem acessar o sistema de pagamento eletrônico nos computadores de lojas através de programas de computador maliciosos. Assim, se as maquininhas estiverem conectadas ao computador por cabo, haverá um erro na hora que o sistema reconhece um pagamento por aproximação no cartão de crédito.
Ao fazer isso, aparecerá uma mensagem de erro na tela. Contudo, essa mensagem é falsa. Porém, ao aparecer o erro, o programa pedirá que o cliente coloque o cartão na maquininha. Quando o usuário do cartão de crédito faz isso, o programa consegue pegar todos os dados do cartão de crédito, inclusive os dados do código de segurança.
Ao ter os dados do seu cartão de crédito em mãos, os bandidos podem fazer outras compras na internet com o seu cartão, sem que a loja perceba que foi atacada. Porém, o golpe é extremamente sofisticado, principalmente porque nem toda mensagem de erro indica golpe. Até agora, o setor financeiro do Brasil informa não ter relatos desses crimes no Brasil.
Como se proteger do golpe do cartão de crédito?
Os especialistas da Kapersky também deram dicas de como se proteger do golpe do cartão de crédito. Isso porque, apesar de sofisticado, existem formas de rastrear quando você está sendo o alvo dos criminosos. Por isso, é importante ficar atento às dicas para não ter prejuízos por desatenção.
Dessa forma, caso o pagamento por aproximação gere a tela de erro, a dica é continuar tentando o pagamento por aproximação através de outros terminais da loja. Segundo abio Assolini, da Kaspersky, o pagamento por aproximação “é uma tecnologia segura”. Se, ao tentar o pagamento no cartão de crédito, por aproximação, em outro terminal a transação acontecer normalmente, você estará seguro.
Por outro lado, se a tela de erro continuar, suspeite da transação. Além disso, outro indicativo importante é a tela informar que você deve inserir o cartão. Caso esse erro apareça, busque outras formas de fazer o pagamento, como Pix ou dinheiro, mas de forma alguma insira o cartão na maquininha nessas ocasiões.
Outra dica para evitar golpes no cartão de crédito é cadastrar os cartões nas carteiras digitais e fazer o pagamento por aproximação nos celulares. Isso adiciona camadas de segurança no seu pagamento.