A Gol Linhas Aéreas reportou um crescimento expressivo de 282% na demanda medida por passageiros por quilômetros pagos transportado (RPK, na sigla em inglês) em junho deste ano. A saber, a disparada ocorreu na comparação com o mesmo mês de 2020.
Em resumo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia da Covid-19 em março do ano passado, afetando fortemente o setor aéreo mundial. Por isso, houve uma discrepância tão grande na comparação do desempenho interanual, uma vez as companhias aéreas ainda sofriam bastante em junho de 2020.
Além disso, a Gol informou que a oferta saltou 260% nesta mesma base de comparação. Aliás, esta oferta é medida pelo indicador assento por quilômetro oferecido (ASK, também na sigla em inglês). Esse resultado também indica o quanto a pandemia e as medidas restritivas de circulação de pessoas afetaram o setor aéreo.
Por sua vez, a taxa de ocupação cresceu 13,3 pontos percentuais (p.p.) em maio, quando comparada ao mesmo mês do ano passado. Com isso, cresceu 2,1 pontos percentuais, para 81,8%. Já o número de passageiros transportados avançou 278,3%, para 1,2 milhão. Por sua vez, as decolagens cresceram 216,2% na comparação interanual, chegando a 8.246 em junho.
Todos esses resultados superaram em muito as taxas registradas no ano passado devido à pandemia da Covid-19. Em suma, a crise sanitária e as medidas adotadas pelos governos para conter o seu avanço atingiram em cheio o setor aéreo, com limitações de locomoção e aglomeração, que afetaram as ofertas de assentos e voos.
Gol não realizou voos internacionais em maio
Vale ressaltar que os resultados apresentados se referem à demanda doméstica, uma vez que a Gol não realizou voos internacionais em junho. Aliás, este não foi o primeiro mês que isso aconteceu. Na verdade, em maio do ano passado, a Gol já não realizou voos internacionais regulares. E, a partir de junho, não fez mais nenhum voos para o exterior.
Apesar do resultado positivo em junho, na comparação anual, o saldo no acumulado de 2021 segue negativo. Em síntese, caíram tanto o RPK (-15,8%) quanto o ASK (-18%).
Leia Mais: Jeff Bezos deixa o cargo de CEO da Amazon após 27 anos