A Gol Linhas Aéreas reportou um crescimento 13,9% na demanda por voos em outubro deste ano. O indicador é medida por passageiros por quilômetros pagos transportado (RPK, na sigla em inglês). A saber, o avanço ocorreu na comparação com o mesmo mês de 2020.
Em resumo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia da Covid-19 em março do ano passado, afetando fortemente o setor aéreo mundial. Isso fez os dados afundarem nos primeiros meses da crise sanitária. No entanto, quanto mais distante da decretação da pandemia, melhores os resultados das companhias aéreas. Por isso, a alta em outubro foi bem menor que a de setembro (36,8%).
A Gol também informou que a oferta cresceu 5,3% nesta mesma base de comparação. Aliás, esta oferta é medida pelo indicador assento por quilômetro oferecido (ASK, também na sigla em inglês).
Da mesma forma, a taxa de ocupação das aeronaves também cresceu no comparativo anual. O avanço de 6,4 pontos percentuais fez o indicador chegar a 84,3% em outubro. Além disso, o número de passageiros transportados disparou 23,4% em um ano, para 1,9 milhão. Por sua vez, as decolagens domésticas cresceram 15,7% na comparação anual, chegando a 13.003 em outubro.
Todos esses resultados positivos aconteceram por dois motivos, ambos relacionados à pandemia. No ano passado, diversos governos adotaram restrições para conter o avanço do novo coronavírus, enfraquecendo o setor aéreo. Em contrapartida, com o avanço da vacinação em 2021, os governos passaram a abrandar as restrições.
Gol não realizou voos internacionais em outubro
Vale ressaltar que os resultados apresentados se referem à demanda doméstica, uma vez que a Gol não realizou voos internacionais em outubro. Aliás, a Gol parou de realizar voos internacionais regulares desde de maio do ano passado. E, a partir de junho de 2020, não fez mais nenhum voos para o exterior.
Essa situação se manteve até outubro deste ano e ainda não há informações sobre o retorno dos voos internacionais. Na verdade, o Brasil passou bastante tempo como país de preocupação mundial por causa da variante Gama. Em suma, há quatro variantes de preocupação do novo coronavírus: Alfa, Beta, Delta e Gama.
Cada uma delas foi identificada inicialmente em um país. Assim, o mundo acabou conhecendo estas cepas e transferindo o título para os países. Por isso, a Alfa é considerada a variante da Inglaterra, a Beta é da África do Sul, a Delta é da Índia e a Gama é do Brasil. E as fronteiras das nações ficaram fechadas, principalmente, para estes países.
Por fim, os resultados positivos também se repetiram no acumulado de 2021. A saber, a demanda doméstica acumulou avanço de 8,4% entre janeiro e outubro, enquanto a oferta na mesma categoria subiu 5%. Da mesma forma, a taxa de ocupação da Gol acumula alta de 2,6 pontos percentuais no comparativo anual, para 82%.
Leia Mais: Preço do minério de ferro despenca para menor nível em 13 meses