A cidade de Goiânia, em Goiás, sancionou nesta quinta-feira (11) o seu Auxílio Emergencial Municipal. O Prefeito da capital, Rogério Cruz (Republicanos) já publicou o projeto no Diário Oficial do Município (DOM) nesta semana.
De acordo com informações da Prefeitura, o Auxílio pagará seis parcelas de R$300 para famílias que estão passando por dificuldades na pandemia. Ainda não está muito claro quem terá o direito de receber esses valores.
Mas já se sabe que os microempreendedores individuais (MEI) não terão direito ao benefício. Além disso, já se sabe que o dinheiro vai preferencialmente para a conta de mulheres. Algo semelhante com o que acontece hoje com o Bolsa Família.
O nome desse programa será Renda Família e deve atender cerca de 24 mil casas na capital goiana. Mas não se sabe quando a Prefeitura vai começar os pagamentos. Em tese, o Governo Municipal tem 30 dias para regulamentar a ideia.
Até por isso, a expectativa do Prefeito é começar os pagamentos ainda no próximo mês de março. Curiosamente, essa também é a ideia do Governo Federal para o início dos pagamentos do novo Auxílio Emergencial.
Auxílio em Goiânia
Já se sabe que as famílias que quiserem participar do programa de Goiânia terão que fazer um cadastro em um site da internet. Mas não adianta procurar esse site agora. De acordo com a própria Prefeitura eles ainda irão criar um site exclusivo para isso.
Goiânia se junta ao pequeno grupo de capitais que pagam o Auxílio Emergencial Municipal. Apenas outras duas possuem programas semelhantes: Manaus e Salvador. Além delas, outras duas devem começar os pagamentos em breve: São Paulo e Belém.