O Gás Natural Veicular (GNV) é um combustível fóssil muito utilizado no dia a dia. Por exemplo, nos veículos, no gás de cozinha encanado, entre outros. A composição básica desse gás é o metano, um princípio encontrado em locais subterrâneos e rochas. Frequentemente, esse gás é encontrado junto com outras matérias primas como o óleo e gás de xisto. Veja agora se o preço do GNV pode cair.
Além disso, o gás natural é uma fonte de energia limpa e emite menor quantidade de dióxido de carbono ao meio ambiente que o carvão e o óleo.
Vale lembrar que o GNV é diferente do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), ou seja, o que vem no botijão de gás. Por causa disso, as alterações no preço do GNV não têm influência sobre o preço do botijão de gás. Em relação à gasolina e ao etanol, o GNV constitui uma fonte de energia mais limpa e barata. Assim, segundo a
Associação Brasileira de Distribuidoras de Gás (Abegás), o gás natural pode render uma economia de até 57%. Além disso, motoristas que utilizam o gás natural podem reduzir o valor do IPVA em 2,5%. Na última terça feira a Petrobras fez um anúncio sobre a redução do preço do GNV para este ano. Confira a seguir os valores e as previsões.
Redução do preço do GNV
A Petrobras anunciou a redução do GNV em 11,1% por metro cúbico de gás. Assim, o combustível chegará mais barato para as distribuidoras.
Previsão
É previsto que a redução dos valores tenha início a partir do dia 1º de fevereiro. Pois, é necessário um reajuste que acontece trimestralmente. Vale lembrar que as variações do preço do GNV acompanham as alterações do dólar e do petróleo. Por exemplo, no último trimestre, o petróleo teve redução de 11,9%. Por outro lado, o dólar teve uma desvalorização de 0,2%.
Dessa forma, a redução do GNV para este ano leva em consideração esses valores. Assim, a redução no preço do gás natural será de 11,1%. Além disso, o preço do GNV também leva em conta outras variáveis. Em nota oficial, a Petrobras ressalta essa questão. Assim, o valor final fica sujeito aos tributos federais e estaduais, bem como o portfólio de cada distribuidora.
Prejuízos do GNV
Apesar de ser uma fonte de energia muito eficaz, o gás natural emite gases de efeito estufa. Por causa disso, a sua queima leva a liberação dos gases e contribuem para o aquecimento global. Além disso, alguns dos gases liberados também podem causar problemas à saúde do ser humano. Por exemplo, o óxido de nitrogênio e o dióxido de enxofre.
A liberação de parte do metano durante a extração do gás também contribui para o efeito estufa. Além disso, a extração pode levar à destruição do solo, contaminação da água e alterações no ecossistema. Apesar disso, o gás natural é considerado uma fonte de energia menos poluente que muitas outras. Porém, o seu potencial de causar danos ao meio ambiente deve ser conhecido, sobretudo em relação ao efeito estufa.