A ginecologia endócrina é a área que estuda de forma mais profunda a ação e interação dos hormônios no corpo feminino. Atua no acompanhamento dos sintomas e desequilíbrios causados por mudanças hormonais, como:
Adaptação à puberdade
Sintomas de climatério e menopausa
Transtornos de libido e sexualidade
Transexualidade
Puberdade ou menopausa precoce
Infertilidade
Irregularidades menstruais
Escolha de contracepção e terapia hormonal
Rastreio e tratamento de doenças ginecológicas hormonais, como a SOP
Avaliação de tireóide, resistência à insulina, obesidade (principalmente quando elas afetam o ciclo menstrual ou a fertilidade).
Osteoporose (sim, a osteoporose é mais culpa dos hormônios do que do osso!)
O mais fascinante é que através de correções de desequilíbrios hormonais, é possível melhorar a vida sexual, a autoestima, a disposição e a qualidade de vida da mulher como um todo. Além disso, essa área permite aos profissionais especialistas cuidar de mulheres em todas as fases de sua vida.
Ah, mas importante: em alguns casos, o acompanhamento conjunto com um endocrinologista clínico pode ser necessário! A endocrinologia clínica e a ginecoendócrina são áreas complementares, mas um nunca substitui o outro.
A endocrinologia ginecológica é uma área que vem conquistando cada vez mais espaço na medicina moderna, impactando de forma positiva a saúde, bem-estar e longevidade de todas as mulheres.
Tem mais dúvidas? Já conhecia? Deixe o seu comentário