Uma pesquisa publicada nesta sexta-feira (09) pelo instituto Ipec e divulgada pelo jornal “O Globo” mostrou que a gestão do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 37% dos brasileiros, que classificam o começo do terceiro mandato do chefe do Executivo como sendo ótimo ou bom.
Ainda conforme os números revelados pelo Ipec, dos entrevistados, 32% classificam a gestão Lula como sendo regular, enquanto aqueles que avaliam como ruim ou péssimo somam 28% – os que não sabem ou não responderam são 3%, revelou o instituto nesta sexta.
De acordo com o Ipec, a pesquisa, que tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, mostra que a avaliação de Lula, que assumiu seu terceiro mandato em janeiro deste ano após derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é pior que os números apurados em março. Na ocasião, o chefe do Executivo teve uma avaliação positiva de Lula de 41% – a reprovação era de 24% e 30% avaliavam o governo como regular na época.
Maioria aprova a forma de governo
Apesar da aprovação não ser das melhores, a pesquisa do Ipec mostrou que a maioria dos entrevistados aprova a forma que Lula tem governado o Brasil. Dos questionados, 53% aprovam. Do restante, 40% desaprovam e 7% não souberam ou não quiseram responder.
De acordo com a jornalista Ana Flor, do canal “Globo News”, auxiliares de Lula viram no levantamento um avanço do petista sobre o eleitorado do ex-presidente Bolsonaro.
Além disso, segundo a comunicadora, a cúpula de Lula celebrou números que foram interpretados como uma consolidação da popularidade de Lula entre a população de baixa renda, que foi inclusive o que garantiu a vitória do presidente nas eleições do ano passado.
Hoje, conforme o Ipec, parte relevante dos eleitores de Jair Bolsonaro no segundo turno do ano passado, avalia o governo Lula como sendo regular (33%), e ótimo ou bom (8%).
Segundo Ana Flor, interlocutores de Lula avaliam que os atos golpistas de 08 de janeiro, quando apoiadores radiciais de Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes – Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto -, tiveram grande impacto e fizeram eleitores do ex-presidente mudarem sua visão negativa do governo Lula para uma avaliação regular.
Leia também: Tendência de aprovação de Lula entre eleitores de Bolsonaro impulsiona o governo