A gestão de tempo é fundamental para aquelas pessoas que querem ser mais produtivas e também para quem quer ter mais tempo para si. Isso porque a falta dela implica em gastar tempo a mais em tarefas e desperdiçar tempo com coisas desnecessárias. Dessa forma, saiba como fazer um melhor gerenciamento do seu tempo, seguindo as dicas relacionadas abaixo:
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Defina objetivos
Decida o que você precisa fazer e para quando quer que esteja pronto. Pense naquilo que deseja realizar a médio ou a curto prazo, para organizar melhor a sua rotina diária. Dessa forma, você conseguirá estabelecer o que deve fazer cada dia para atingir suas metas.
Faça planejamento
Primeiramente, para fazer a gestão de tempo funcionar, antes de começar o seu mês ou a sua semana, faça o planejamento dele. Ou seja, defina tudo que você precisa fazer no mês, registre as datas importantes e os prazos. Em seguida, distribua as tarefas pelos dias e pelos horários que você tem disponíveis para elas.
No início, isso pode dar um pouco de trabalho, mas com o hábito, fica muito mais fácil fazer a gestão do seu tempo quando você utiliza esse método de organização. Não são todas as tarefas que você considerará nele. Contudo, coisas relacionadas ao trabalho, aos seus filhos ou a manutenção doméstica (limpeza e organização) são muito importantes e devem constar na sua programação.
Estabeleça prioridades
Com o planejamento feito, é importante que você estabeleça quais são as suas prioridades e se elas se encaixam nele. No dia a dia, faça primeiro tudo que for mais importante, para que essas tarefas não fiquem para depois. Isso porque, quanto mais tarde você as executar, menos atenção dará a elas.
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Livre-se das distrações
Ao realizar qualquer uma das suas tarefas, dedique-se apenas a ela. Algumas vezes, pode ser chato ter que parar tudo o que você está fazendo para dar atenção apenas a uma coisa. Entretanto, quem faz muitas coisas ao mesmo tempo, acaba não terminando nada, ou realizando tarefas mal feitas. Por isso, o melhor é fazer uma tarefa por vez, evitando distrações como televisão ou celular.
Não procrastine
Sempre que puder, faça as tarefas o quanto antes. Tudo que você acumular, terá que fazer depois e isso gera estresse e esgotamento físico e mental. Por isso, tente seguir o seu planejamento. Quando isso não for possível, realize as tarefas tão logo sobre tempo.
Considere os imprevistos
Para fazer uma melhor gestão de tempo, leve em consideração aquilo que pode dar errado no seu dia a dia e impedir você de realizar as suas tarefas. É importante que você se dê prazo suficiente para lidar com os imprevistos. Isso porque eles acontecem e inevitavelmente, você terá que encaixar alguma tarefa, ou realizá-la depois.
Aprenda mais sobre cada tarefa (tempo, dificuldade)
Por fim, observe como você lida com cada tarefa, como a dificuldade que você tem para realizá-la ou o tempo que você gasta nela. Isso é importante para que você consiga fazer a sua gestão de tempo de forma mais otimizada e de acordo com a sua rotina.
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