Num mundo em que as pessoas saem de casa bem cedo e chegam somente a noite, é difícil ter um tempo para si mesmo, ou para fazer coisas importantes, como cuidar da casa ou ficar com os filhos. Dessa forma, é necessário gerir o tempo da melhor forma, para dar conta de fazer tudo. Por isso, veja como exercer um melhor gerenciamento do seu tempo, para conseguir fazer o que é realmente importante para você!
Hábitos que fazem você gastar mais: economize dinheiro parando com eles
Defina prioridades para um melhor gerenciamento de tempo
Primeiramente, defina quais são as suas prioridades, durante o tempo em que você não está no trabalho. Não adianta, por exemplo, cuidar da sua casa, se você sente culpa por estar longe dos seus filhos no mesmo momento. Por isso, é necessário adequar a sua rotina ao que é mais importante para você. Dessa forma, faça uma lista com o que você acha mais importante, e comece, sempre, por aí. Tudo que for de menor importância, pode ficar para outra hora, ou outro dia.
Distribua tarefas
Se você mora com mais pessoas em casa, distribua com elas as tarefas domésticas. Se cada um fizer um pouco, todos ficam livres mais rápido, para poder curtir um tempo de qualidade, fazendo coisas importantes. Muitas coisas que fazemos, geralmente, podem ser feitas por outras pessoas, mas assumimos essas tarefas como nossas. Dessa forma, tudo que não tiver que ser feito, necessariamente, por você, delegue sem medo!
Não faça tudo num dia só
Estabeleça prioridades para cada dia. Claro que têm coisas que são importantes todos os dias, como é o caso de passar mais tempo com os filhos. Contudo, o restante das coisas a serem feitas, você pode distribuir, e fazer uma coisa a cada dia da semana. Dessa forma, você faz o que tem que ser feito, e ainda sobra tempo para você se cuidar, cuidar da casa e da família!
Cuidar da casa também é cuidar de você: não deixe de fazer isso na sua
Informe as pessoas sobre sua agenda
Primeiramente, utilize agendas, calendários e despertadores para definir bem os seus horários. Em seguida, informe às pessoas mais próximas, e que podem interferir na sua rotina, sobre eles. É importante que todos colaborem, por isso, chegue a um acordo com essas pessoas sobre quando poderão falar com você, ou causar interrupções nas suas tarefas. Uma boa ideia é imprimir um quadro de horários diários e colar num local, onde todos possam ver.
Cumpra os seus horários
Se você realmente quer ter tempo para você e para o que é importante, você deve exercer o gerenciamento de tempo na prática, cumprindo os horários estabelecidos. Além disso, faça as tarefas estabelecidas para cada dia e não deixe nada para o dia seguinte. Isso poderá complicar a sua agenda, te sobrecarregando. Dessa forma, tenha força de vontade para manter o foco, até você e as pessoas próximas se adaptarem aos horários que você estabeleceu.
Leitura dinâmica: veja essas dicas para ler mais rápido