Genshin Impact lançou esta semana, um RPG de mundo aberto que a imprensa chamou de “espantoso” e o “cavalo escuro de 2020”.
Genshin Impact tem as probabilidades empilhadas contra ele, já que os jogadores ocidentais normalmente não gostam de jogos financiados pela mecânica de apostas “gacha”, mas ele está explodindo de qualquer forma.
Antes do lançamento, no entanto, o jogo tinha cerca de 5,3 milhões de pré-registros fora da China. No dia do lançamento, o jogo tinha mais espectadores do que a Fortnite na Twitch, e as reações tanto dos streamers quanto da imprensa têm sido amplamente positivas.
No topo das paradas
O South China Morning Post está citando um relatório que diz que o Genshin Impact já é um aplicativo no topo da App Store da Apple na China, ficando atrás apenas da versão chinesa do aplicativo de mídia social TikTok.
O SCMP também entrevistou vários especialistas da indústria para obter suas opiniões sobre o lançamento do jogo, e o veredicto pareceu ser unânime: enorme.
Os desenvolvedores da miHoYo tinham um orçamento de desenvolvimento e marketing de cerca de 100 milhões de dólares, e muito disso promoveu efetivamente o jogo não apenas na China, mas também no Japão e nos Estados Unidos.
É um sinal claro de que as empresas chinesas estão desenvolvendo rapidamente as habilidades e a tecnologia para desafiar os desenvolvedores de jogos dominantes ocidentais e rivais do leste asiático em seus mercados domésticos.
Sistema gacha de apostas
Apesar da aversão de muitas pessoas a jogos gratuitos com caixas de saque, que constituem o sistema de jogo “gacha”, o Genshin Impact tem se saído muito bem por si mesmo.
O repórter especializado Steven Messner foi franco em sua visão geral de Genshin Impact, observando que o jogo não o pressionou a gastar dinheiro em seu tempo de jogo.
“Genshin Impact é fácil de descrever como mais uma das dezenas de RPGs ‘gacha’ que se tornaram infames por microtransações predatórias e esquemas de progressão exploratórios. Eu não o culparia por desconfiar disso”, alertou ele.