A Genial Investimentos informou ao mercado as 10 principais pagadoras de dividendos em 2022, segundo suas análises. A ideia serve principalmente para aqueles investidores que colocam seu dinheiro para gerar uma renda passiva. Apesar disso, estatísticas comprovam que empresas que pagam dividendos tendem a crescer mais no longo prazo, bem como a ter uma volatilidade menor.
Além disso, o cenário atual de alta das commodities influenciou diretamente no ranking da Genial Investimentos. Por isso, é preciso fazer uma breve análise de como a gestora está pensando essas empresas do portfólio.
Mercado internacional em alta é sinal de dividendos
As principais commodities do mundo estão em alta. Ainda, a cotação em dólar, somado ao dólar alto, é um cenário favorável às empresas brasileiras do setor, principalmente para aquelas que exportam esses produtos. Por isso, é de se esperar que empresas desse ramo estejam entre as escolhidas.
Hoje, o Petróleo Brent, o mais vendido no mundo, opera na casa dos US$89,00, o preço mais alto desde 2014. A economia mundial já sente os impactos dessa alta, que também pressionou a inflação. Aqui no Brasil, os combustíveis estão a níveis recordes, sendo responsáveis por quase 50% da inflação no ano passado. Nos Estados Unidos, o CPI, índice de inflação do país, fechou em 7%. Esse é o maior patamar para o país em quase 40 anos.
Com isso, a Genial passou a olhar para empresas como a metalúrgica Gerdau, bem como para a mineradora Vale. Apesar disso, existem outras empresas na lista que serão fortemente influenciadas pelo preço das commodities no mundo. Por outro lado, setores como energia elétrica e bancos parecem estar em bons preços, principalmente por serem empresas que sobrevivem em qualquer cenário. Dessa forma, os dividendos, que já foram bons no ano passado, devem continuar. “O mesmo movimento deve ocorrer no setor elétrico, com destaque para as transmissoras de energia, que seguem sendo beneficiadas pela inflação mais alta”, acrescenta a corretora.
Quais são as 10 melhores empresas, segundo a Genial?
A Genial Investimentos selecionou 10 empresas, ligadas a diferentes setores, para compor uma carteira com boas perspectivas de proventos. Ligadas aos setores de mineração, siderúrgica, bancos, energia elétrica, entre outros, o portfólio é diversificado em todos os aspectos. O intuito é diminuir o risco.
As cinco primeiras ações da carteira da Genial Investimentos são Petrobrás ON (PETR4), Petrobrás PN (PETR3), Bradespar (BRAP4), Braskem (BRKM5), e CPFL Energia (CPFE3). Todas as empresas estão ligadas à alta das commodities, com exceção da CPFL Energia, que é uma das maiores distribuidores de energia elétrica do país. A maioria dessas empresas já pagou bons dividendos no ano passado.
Das cinco últimas escolhidas pela Genial temos Copel (CPLE6), Banco do Brasil (BBAS3), BB Seguridade (BBSE3), Cyrela (CYRE3) e Vale (VALE3). Nesse segundo bloco, temos uma distribuidora de energia, serviços bancários e de seguros, construção civil e uma mineradora, que terá influência da alta dos preços internacionais.
Dentre as selecionadas pela Genial, o menor dividend yield é da Vale, com 9,20% no ano. Contudo, o maior dividend yield é bem maior, 21,20%, que pertence à Petrobrás (PETR4).