De acordo com o Ministério da Saúde, a gastrite é uma inflamação do revestimento interno do estômago, sendo que ela poderá ser aguda ou crônica. Quando aguda, ela surge de repente. Já, quando é crônica a inflamação acontece aos poucos e demora mais tempo para ser controlada.
Causas da gastrite
Não existe uma única causa, são várias, como o uso por longo período de tempo do ácido acetilsalicílico (aspirina) e de anti-inflamatórios. Bem como tabagismo, consumo de bebidas alcóolicas e infecção pela bactéria Helicobacter pylori.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a ansiedade, o estresse ou o nervosismo não causam gastrite. No entanto, essas situações podem estimular a produção de ácido e tornar o indivíduo mais sensível à ação dele.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são:
- dor na “boca do estômago”;
- azia ou queimação;
- náuseas e vômitos;
- perda do apetite;
- presença de sangue nas fezes e no vômito;
Tratamento da gastrite
Um exame fundamental para diagnosticar a gastrite é a endoscopia, que permite visualizar a mucosa do estômago. Além disso, o médico analisará os sintomas e histórico clínico do paciente.
Para saber o melhor tratamento é preciso analisar a causa da doença. No caso da gastrite causada por infecção pela bactéria Helicobacter pylori, por exemplo, é preciso tratar não só a gastrite, mas também a infecção.
Os médicos aconselham seguir algumas recomendações para evitar os sintomas da gastrite, como não fumar, evitar tomar analgésicos, café (e outras bebidas que contêm cafeína), bebidas alcoólicas. Além disso, é melhor dar preferência ao consumo de frutas menos ácidas, verduras e carnes magras. Bem como fazer pequenas refeições ao longo do dia, evitando comer muito e ficar muito tempo sem se alimentar.
Caso tenha azia, má digestão e sensação de estômago cheio depois de ingerir pequenas porções de alimentos, procure um médico.
Leia também:
– Abacaxi engorda ou emagrece: Como consumir este alimento
– Casos de anemia infantil e carência de vitamina A diminuem no Brasil
Acesse o site do Brasil 123 diariamente e siga nossa página no Facebook para acompanhar todas as dicas de saúde e bem-estar, bem como notícias sobre direito dos trabalhadores, política e economia.