Os motoristas que gostam de abastecer seus veículos com etanol hidratado precisam ficar ligados. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o biocombustível continua menos vantajoso que a gasolina em todas as unidades federativas (UFs) do país.
A saber, o preço de ambos os combustíveis caiu na semana passada nas bombas do país. No entanto, no acumulado das últimas quatro semanas, tanto a gasolina quanto o etanol ficaram mais caros, visto que o preço subiu na maioria das semanas.
Seja como for, na semana passada, o preço médio da gasolina chegou a R$ 5,03 nas bombas. Por sua vez, o etanol teve um preço médio de R$ 3,85. Embora o biocombustível custe bem menos que a gasolina, o etanol não foi vantajoso em nenhuma UF do país.
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Entenda o custo-benefício da gasolina e do etanol
Em síntese, o preço do etanol deve ser igual ou inferior a 70% do preço da gasolina para que o seu custo-benefício seja maior que o do seu concorrente nas bombas. Caso o resultado da equação supere essa faixa, os motoristas devem optar pela gasolina, pois ela oferecerá um rendimento melhor ao veículo.
O levantamento da ANP revelou que, em abril, o etanol deixou de ser vantajoso em todas as UFs do país. No entanto, entre maio e setembro, o preço do biocombustível caiu significativamente, fazendo-o voltar a ser vantajoso em algumas UFs.
Como ambos os combustíveis registraram altas nas últimas semanas, a situação se manteve estável, com o etanol mais vantajoso que a gasolina em apenas algumas UFs.
Aliás, há três semanas, os motoristas que buscavam um etanol mais vantajoso só o encontraram no Mato Grosso. Isso mesmo, o estado foi o único a comercializar o biocombustível com um custo-benefício melhor que o da gasolina.
Contudo, há duas semanas, isso mudou, e nem mesmo o Mato Grosso teve um etanol mais vantajoso para os motoristas. Na semana passada, a situação se manteve e nenhuma UF comercializou o biocombustível a um preço mais vantajoso que a gasolina.
A propósito, veja abaixo os menores percentuais entre as UFs do país.
- Mato Grosso: 72,2%
- Bahia: 73,1%
- Alagoas: 73,4%
- Sergipe: 73,5%
- Pernambuco: 74,4%
- Paraíba: 74,5%
- Goiás: 74,6%
Em suma, todos os números ficaram acima de 70%, ou seja, a gasolina teve um custo-benefício superior ao do etanol.
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